segunda-feira, maio 13, 2024
Arquitetura e decoraçãoNotícias

Curitiba ganha o prédio mais sustentável do mundo

Curitiba é famosa pelas ruas verdes, limpeza das áreas públicas, número significativo de parques e unidades de conservação, sistema de reciclagem eficiente e preservação dos rios que cortam a cidade. Chamada de Capital Ecológica do Brasil, a cidade investe em programas de sustentabilidade.

Recentemente, o município ganhou um equipamento para deixar a cidade ainda mais ecológica. Trata-se do prédio mais sustentável do mundo, o qual recebeu a certificação da US Green Builting Council, uma organização que fomenta a indústria da construção sustentável.

Chamado de Galeria Laguna, o empreendimento foi erguido com o mínimo impacto ambiental possível. Na sua construção, utilizaram-se materiais para não agredir o ambiente, os quais vão de tintas não poluentes a dutos de ar-condicionado que evitam acúmulo de sujeira.

O prédio tem mais de 1.000 m² de área construída e possui 68 placas solares na cobertura que produzirão toda a energia necessária para seu funcionamento. Também, aberturas em locais estratégicos que reduzem o calor interno e permitem melhor entrada da luz.

O edifício conta com fotossensores que apagam as lâmpadas em dias com muita luminosidade e as acendem quando o dia vai ficando escuro. Além disso, dispõe de um sistema de captação da água da chuva que vai fornecer toda a água necessária para uso no empreendimento.

Os fotossensores do edifício apagam e acendem as lâmpadas de acordo com a luminosidade. Fonto: Casa Jardim

A água captada passará por uma estação de tratamento que existe no próprio imóvel. Ela será testada com frequência para garantir a sua potabilidade e seu reuso em todos os espaços e torneiras.

Em relação ao lixo produzido, este será segregado e destinado corretamente. O material orgânico será encaminhado para compostagem e os recicláveis para cooperativas parceiras. No empreendimento, ações para reduzir a geração de resíduos também serão implementadas.

Além do cuidado com o lixo, o prédio sustentável tem uma estrutura que incentiva o uso de meios de transporte não poluentes. Ele dispõe de bicicletários para visitantes e funcionários, pontos de recarga para carro e bicicletas elétricas.