domingo, maio 12, 2024
Arquitetura e decoraçãoNotícias

Edifício autossustentável produz toda energia que consome

Você já imaginou um edifício que produz toda energia que consome? Pois saiba que um prédio assim já está sendo construído em Melbourne, na Austrália. Com 1.182 painéis solares na fachada e um telhado que capta energia do sol, o empreendimento vai gerar toda a eletricidade que precisa.

Projetado para ser autossustentável, o edifício contará com painéis que têm a mesma espessura de uma fachada comum. Os painéis são de vidro, mas têm em sua estrutura células solares de filme fino, que produzem energia. A torre é um dos projetos do arquiteto Pete Kennon.

Edifício autossustentável produz toda energia que consome
O edifício autossustentável tem 1.182 painéis solares na fachada. Fonte: Studio Kennon

Os painéis usados na obra são fabricados pela empresa alemã Avanci. Eles têm uma aparência idêntica a de uma fachada comum de prédio. Possuem variadas cores, que vão desde um cinza escuro até um azul profundo, e espessuras diferentes.

Tanto a cor como a espessura dos painéis produzem um efeito diferente na construção. Em outras palavras, a cor e a espessura influenciam no aquecimento ou no resfriamento da construção. Então, devem ser escolhidos de acordo com o clima do local.

Como em Melbourne, há intenso uso do ar-condicionado por ter um verão muito quente, Pete optou por painéis solares mais espessos e escuros no prédio. Isto porque ajudaria a proteger o imóvel do calor e economizaria a energia usada no resfriamento durante o verão. 

O edifício produzirá toda a energia que consumir. Fonte: Studio Kennon

Pete informou que os sistemas de aquecimento e refrigeração da torre funcionarão com a eletricidade gerada pelos próprios painéis solares. Também falou que a energia gerada por eles será maior do que a consumida, o que tornaria o empreendimento neutro em carbono.

O arquiteto disse que o prédio é o primeiro na Austrália a usar painéis solares nas fachadas. Devido a isso, seu projeto está passando pelos estágios finais para obter a aprovação dos órgãos reguladores. Kennon defende que essa tecnologia seja usada em mais empreendimentos.

 “Parece urgente inovar nossas tecnologias de construção para métodos mais sustentáveis”, disse Kennon. “A coleta de energia solar é uma trajetória natural em nossos projetos de grande escala, principalmente em locais com grande acesso à luz solar”, acrescenta.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.