domingo, maio 19, 2024
Animais ameaçadosNotícias

Raro panda vermelho nasce em cativeiro na Inglaterra

O panda vermelho, também conhecido como raposa-de-fogo, é uma espécie de mamífero arbóreo que vive em áreas do Nepal, China, Índia, Butão e Mianmar. De nome científico Ailurus fulgens, esse animal, infelizmente, está fortemente ameaçado de extinção, o que preocupa defensores da natureza.

Apesar de crítica a sua situação na natureza, uma notícia trouxe esperança para o futuro da espécie. Recentemente, no Parque da Vida Selvagem Paradise, na Inglaterra, nasceu um filhote de panda vermelho que, segundo veterinários, está com ótima saúde.

O nascimento ocorreu um mês após a morte repentina do pai do filhote, cujo apelido era Nam Pang. Há quatro anos, veterinários do Parque vinham tentando procriar Nam Pang com a fêmea (Tilly). A iniciativa faz parte do programa europeu que visa garantir a continuidade da espécie por meio da reprodução em cativeiro.

Especialistas em animais disseram que os primeiros seis meses de vida de um panda-vermelho são os mais críticos e, por isso, exige muitos cuidados. Devido a fragilidade da espécie, o filhote está sendo monitorado pela equipe, inclusive quando aparenta estar violento e forte.

Ameaças à população de pandas vermelhos

De acordo com dados da ICNU, organização internacional que trabalha pela conservação das espécies, os pandas vermelhos estão criticamente ameaçados de extinção. Sua população diminuiu 50% nas últimas três gerações e esse declínio tende a aumentar se não houver implementação de políticas de conservação.

Hoje, segundo a WWF, existem menos de 10.000 pandas vermelhos na natureza. Esse declínio se deu devido a perda e fragmentação do seu habitat natural e, principalmente, pela captura ilegal do animal para venda como animais de estimação. Há, também o ataque dessa espécie por cães e gatos domésticos introduzidos por agricultores e moradores.