domingo, abril 28, 2024
Matéria

Climas no mundo

Clima corresponde a um padrão geral das condições atmosféricas de uma região durante um longo período. É, na realidade, uma “síntese” dos tempos meteorológicos de um lugar no intervalo de 30 anos. Esse fenômeno dinâmico é constituído por três elementos: temperatura, umidade e pressão atmosférica. É influenciado por fatores como a latitude, altitude, massas de ar, continentalidade, maritimidade, correntes marítimas, relevo, vegetação e urbanização.

A combinação desses elementos e fatores resulta em uma grande variedade de tipos climáticos na superfície terrestre, os quais são classificados de acordo com critérios adequados. Atualmente, a classificação mais usada no mundo é a de Koppen, o qual se apoiou em zonas de vegetação. Os principais climas no mundo são o equatorial, tropical, subtropical, desértico, semiárido, mediterrâneo, frio, frio de montanha e polar.

climas no mundo
Mapa dos dez principais tipos de climas no mundo.

Os dez principais climas no mundo

Polar (ou glacial)

Ocorre nas regiões de latitudes elevadas (zonas polares). Caracteriza-se por apresentar baixas temperaturas o ano inteiro, atingindo no máximo 10°C nos meses de verão. Possui dias muito mais longos que as noites no verão e noites muito mais longas que o dia no inverno. Tem precipitações variáveis e constituídas quase apenas de neve e as chuvas, além de escassas, só ocorrem no verão.

Temperado

Ocorre nas zonas temperadas frias, as quais se localizam entre os trópicos e os círculos polares. Possui quatro estações bem definidas: primavera, verão, outono e inverno. Esse clima é subdividido em clima temperado oceânico e temperado continental. No clima temperado oceânico a amplitude térmica é menor e a pluviosidade maior. No clima temperado continental as variações de temperatura diária e anual são bastante acentuadas e os índices pluviométricos são menores.

Mediterrâneo

Ocorre em regiões de média latitude. Apresenta verões quentes e secos, invernos amenos e chuvosos. No verão, a temperatura chega a 30°C e, no inverno, atinge mínima de 0°C. O índice pluviométrico tem média anual de 500 a 1000 mm.

Tropical:

É presente, na sua maior parte, em regiões localizadas entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio. Apresentam duas estações bem definidas: inverno, geralmente ameno e seco, e verão, geralmente quente e chuvoso. A temperatura média anual é superior a 20°C.

Equatorial

Ocorre em regiões próximas à linha do equador, Caracteriza-se, predominantemente, por ser quente e chuvoso durante todo o ano. Tem temperaturas elevadas, média superior a 25 °C e pequena amplitude térmica anual. O índice pluviométrico supera os 2000 mm anuais.

Leia também: Climas no Brasil

Subtropical

Característico de regiões localizadas em médias latitudes, nas quais já começam a se delinear as quatro estações do ano. Tem chuvas abundantes e bem distribuídas, verões quentes e invernos frios, com significativa amplitude térmica anual. O índice de pluviosidade anual varia de 1000 a 1500 mm.

Árido (ou desértico)

Caracteriza-se por ser um clima extremamente seco durante todo o ano com temperaturas variáveis. Apresenta elevada amplitude térmica diária (Acima de 20°C) e índices pluviométricos inferiores a 250 mm/ano.

Semiárido

Clima de transição, caracterizado por chuvas escassas e mal distribuídas ao longo do ano. Ocorre tanto em regiões tropicais, onde as temperaturas são elevadas o ano inteiro, quanto em zonas temperadas, onde os invernos são frios. Tem índice pluviométrico variável, de 250 a 500 mm.

Frio

Apresenta inverno rigoroso e verão curto. A temperatura pode chegar a -15°C no inverno e, no verão, a média mensal geralmente não passa de 10°C.

Frio de Montanha

É um clima típico de cadeias montanhosas como a dos Andes, Himalaia, as Montanhas Rochosas e dos Alpes. As temperaturas são baixas durante o ano, diminuindo 6°C a cada mil metros de altitude. O índice pluviométrico é alto nas regiões tropicais, 2000 mm ao ano, mas menor nas latitudes médias.


É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do site Sustentabilidade no Ar sem autorização prévia e expressa da equipe do site.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.