segunda-feira, maio 20, 2024
Sustentabilidade

Persianas inteligentes geram energia a partir da luz solar

O aumento do custo da energia e os problemas causados pelo aquecimento global têm impelido as pessoas a buscarem energias alternativas e sustentáveis em todo o mundo. Pensando em atender a essa demanda crescente, uma startup ucraniana desenvolveu persianas inteligentes que geram eletricidade a partir da luz do sol: o SolarGaps.

As persianas Solargaps são formadas por painéis fotovoltaicos presos horizontalmente a uma estrutura de aço. Elas rastreiam automaticamente o movimento do sol para que haja melhor aproveitamento da sua luz durante o dia. Geram eletricidade a partir da energia solar e conseguem manter o apartamento ou o escritório fresco.

Persianas solargaps
Persianas Solargaps

São Instaladas no exterior do edifício, mas também funcionam como cortinas. O seu posicionamento pode ser definido de forma manual, criando uma sombra completa ou uma iluminação parcial. Com seu uso, consegue-se reduzir o uso de ar condicionado e, consequentemente, diminuir a pegada de carbono.

A eletricidade gerada com o Solargaps consegue reduzir em cerca de 30% o valor das contas de energia. Um metro quadrado das persianas inteligentes gera até 100W por hora, o suficiente para carregar um smartphone, laptop ou para alimentar uma TV durante o dia de sol.

Elas são resistentes às variações do clima e funcionam em temperaturas que variam de -20 ° C a 60 ° C. Além disso, tem uma superfície projetada para garantir uma limpeza fácil quando necessário, mesmo que a maior parte da sujeira seja lavada naturalmente pela chuva e pelo derretimento da neve.

Como funciona

Os painéis fotovoltaicos existentes nas persianas inteligentes captam a luz solar e a transformam em energia. Depois, inversores convertem essa energia em eletricidade e a inserem na rede da casa, apartamento ou escritório, substituindo a energia elétrica fornecida pela distribuidora.

Sistema de funcionamento do SolarGaps
Sistema de funcionamento do SolarGaps

Assim que o sistema é instalado e conectado a uma tomada, a eletricidade gerada pelo Solargaps passa a alimentar qualquer dispositivo no local (eletrodomésticos, lâmpadas, ar condicionado). A energia gerada também pode ser armazenada em uma bateria para uso posterior caso queira o usuário.

O motor do Solargaps é alimentado pela eletricidade gerada por ele mesmo e as persianas inteligentes são conectadas ao smartphone do usuário por wifi e podem ser controladas a qualquer distância. A vida útil do equipamento é de, pelo menos, dez anos e a garantia dada pelo fabricante é de dois anos.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.