sábado, abril 27, 2024
MatériaSustentabilidade

O que é Reciclagem e qual a sua importância

Reciclagem é o processo de conversão de materiais que se tornariam lixo em produtos úteis. Nela, os resíduos passam por uma transformação em suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas de modo a extrair componentes que darão origem a artefatos iguais ou diferentes do inicial.

Essa atividade de reaproveitamento promove a recuperação de materiais jogados no lixo, ajuda o meio ambiente e gera renda. Embora seja uma prática antiga, recebeu mais atenção recentemente devido ao crescimento do acúmulo de lixo nas cidades, o qual tornou-se um problema grave.

No Brasil, a reciclagem está prevista na Lei n° 12.305 e é um dos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Tipos de reciclagem

Existem dois tipos de reciclagem: a primária e a secundária. A primária é conhecida como circuito fechado, ou seja, transforma os resíduos descartados em novos produtos do mesmo tipo. Podemos citar como exemplo os jornais usados que viram jornais novos e latas de alumínio que se transformam em novas latas de alumínio.

Por outro lado, a secundária, também chamada de Downcycling, transforma materiais residuais em produtos diferentes do original. Podemos citar como exemplo pneus usados que são fragmentados e transformados em revestimento emborrachado para estradas e jornais que podem ser reprocessados para isolar a celulose.

Para que serve a reciclagem?

A reciclagem serve para aproveitar resíduos que seriam descartados, introduzindo-os no processo produtivo para a geração de novos produtos. Ela ajuda a preservar o meio ambiente, gerar renda e ainda trazer economia para o consumidor.

Importância da reciclagem

A reciclagem é fundamental para diminuir a pressão sobre os recursos naturais, pois evita que mais matéria-prima virgem seja extraída para a fabricação de novos produtos. Também, ajuda a prolongar a vida útil dos aterros sanitários, na medida que diminui o volume de lixo disposto nestes locais. Além disso, reduz a poluição de ar, do solo e das águas porque dá um fim útil a resíduos de difícil degradação natural.

Materiais que podem ser reciclados

Materiais para reciclagem

Os principais materiais recicláveis são o papel/papelão, metais, plástico e vidro. Entretanto, há resíduos pouco presentes no lixo comum que também podem ser reciclados como entulhos, pneus, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes e alguns resíduos tóxicos contidos em embalagens. Eles não costumam ser reciclados devido ao alto custo e às dificuldades técnicas inerentes ao processo de extração de alguns componentes.

Segue abaixo a descrição dos tipos de materiais recicláveis:

Papel e papelão

Os papéis e papelões, na sua maioria, podem ser reciclados, exceto papéis vegetais ou glassine, os impregnados com substâncias impermeáveis a umidade, o papel carbono, o papel sanitário usado e o papel sujo, engordurado ou contaminado com produtos químicos nocivos à saúde. Vale destacar que a reciclagem do papel é finita e só pode ser feita 5 a 6 vezes, pois as fibras celulósicas perdem a resistência.

Plásticos

Os plásticos passíveis de reciclagem são os chamados termoplásticos, ou seja, aqueles que, quando aquecidos, amolecem, fundem e podem ser novamente moldados. Eles são o polietileno de baixa densidade (PEBD); polietileno de alta densidade (PEAD); policloreto de vinila (PVC), o poliestireno (PS); polipropileno (PP); politereftalato de etileno (PET) e poliamidas (náilon).

Os termoplásticos são encontrados, em sua maior parte, nas embalagens descartáveis como sacos, potes, filmes, frascos e garrafas, em tubos de esgoto, isopor, baldes, dentre outros.

Vidro

vidro é um material 100% reciclável que vem tendo sua composição alterada, o que impede que alguns tipos possam ser reaproveitáveis. Exceto espelhos, vidros planos (vidro de janelas e box de banheiro), vidros de automóveis, vidro “cristal”, vidros especiais (de lâmpadas, tubos de televisão e válvulas), ampolas de medicamentos, fôrmas, travessas de vidro temperado ou qualquer utensílio doméstico de vidro temperado, todos os demais são recicláveis.

Metais

Os metais são materiais que podem ser reciclados. Eles recebem o nome de sucata quando são descartados. Os principais metais reaproveitados são os não ferrosos e o alumínio.

Pneus

Os pneus usados podem ser reciclados, embora seja difícil separar os materiais que os compõem. A partir deles, pode-se obter borracha, a qual pode gerar energia com a sua queima, ser incorporada a asfaltos de rodovias ou gerar outros materiais como óleo e negro de fumo.

Entulho

Os entulhos de construção civil podem ser reciclados. Através deles, são produzidos agregados reciclados. Esse material é utilizado em concretos e argamassas não estruturais da obra.

Cores da coleta seletiva

Os coletores de lixo reciclável são identificados com cores que se referem a tipos específicos de resíduos. Abaixo estão listadas as cores dos coletores por tipo de resíduos segundo a Resolução do CONAMA N° 275.

Coletores de materiais para reciclagem

Coletores de lixo reciclável

AZUL: papel/papelão;

VERMELHO: plástico;

VERDE: vidro;

AMARELO: metal;

PRETO: madeira;

LARANJA: resíduos perigosos;

BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;

ROXO: resíduos radioativos;

MARROM: resíduos orgânicos;

CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado ou lixo contaminado e não passível de separação.

Benefícios da reciclagem

A reciclagem traz uma série de benefícios ao meio ambiente. Primeiramente, ela diminui da quantidade de lixo a ser aterrado, o que aumenta a vida útil dos aterros sanitários, preserva os recursos naturais e economiza energia. Além disso, reduz o preço dos produtos para o consumidor, melhora a decomposição da matéria orgânica nos aterros e diminui a poluição do ar, das águas e do solo. Por fim, gera empregos, através da criação de indústrias recicladoras.

Dicas:

  • Carregue com você uma caneca para evitar o uso de copo plástico no escritório ou na escola. O mesmo vale para outros produtos descartáveis como pratos, copos e talheres.
  • Evite o excesso de embalagens, levando sua sacola, seja ela de pano ou de feira, para trazer as compras do mercado para casa. Caso leve sacos do supermercado, reutilize-os como sacos de lixo.
  • Aproveite as embalagens de vidro para conservar alimentos na geladeira, no freezer ou fora destes.
  • Descarte corretamente as pilhas utilizadas, levando-as a postos de coleta cadastrados.
  • Poupe o consumo de papel. Utilize o outro lado para tomar notas e fazer rascunhos.
  • Faça a segregação do seu lixo e encaminhe os recicláveis a uma empresa especializada ou a postos de coleta cadastrados pela Prefeitura do município.

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do site Sustentabilidade no Ar

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.