domingo, abril 28, 2024
MatériaNotíciasSustentabilidade

Descarbonização: o que é e como é feita

A descarbonização nada mais é do que o processo de diminuição e eliminação, a longo prazo, das emissões de gás carbônico oriundas das atividades humanas. Sua prática tornou-se necessária na nossa sociedade atual para combater as temidas mudanças climáticas que podem provocar o desaparecimento de cidades litorâneas, gerar secas extremas, inundações, tempestades, dentre outros problemas ambientais.

Atualmente, a descarbonização pode ser feita de três maneiras. Uma é utilizando tecnologias que capturam e armazenam o carbono ou que apenas reduzem a sua emissão. Podemos citar como exemplo dessa tecnologia a captura de gás carbônico emitido por indústrias petrolíferas e sua mineralização em rochas. A outra maneira de descarbonizar é utilizando tecnologias que geram energia a partir de fontes renováveis. Podemos citar o uso de placas fotovoltaicas, turbinas eólicas, dentre outras formas de energia.

A terceira maneira, é compensar as emissões atmosféricas através da geração de créditos de carbono que são títulos financeiros que representam a remoção de uma tonelada de carbono equivalente da atmosfera. Estes créditos são gerados por meio de projetos de reflorestamento e regeneração de solos agrícolas, uso de energias renováveis, recuperação de ecossistemas costeiros e usando áreas florestais preservadas.

A descarbonização pode ser feita por qualquer empresa, seja pequena, média ou grande, bem como por autarquia pública ou instituições do terceiro setor. O primeiro passo para fazer a descarbonização é realizar o inventário das emissões. O inventário é um levantamento das emissões de carbono, a qual contabiliza todas as fontes de emissão, desde os gases lançados por veículos até o relacionado ao uso de energia elétrica por exemplo.

Através desse inventário é possível identificar quais são as fontes de emissão, bem como sua quantidade. Por meio dela, um profissional habilitado consegue analisar a situação e propor as melhores soluções para reduzir ou neutralizar as emissões de carbono. Boa parte dos empresários preferem descarbonizar suas operações implementando tecnologias diretamente em suas unidades. As energias renováveis são muito usadas neste caso. Já outros, que são grandes emissores, muitas vezes precisam compensar suas emissões comprando créditos de carbono.

Independente de qual seja o tamanho ou ramo da sua empresa, é possível implementar soluções que atendam as suas necessidades de descarbonização. É importante, antes de implementar qualquer solução, fazer um plano de descarbonização com profissionais habilitados ou empresas especializadas na prestação desse serviço para que suas metas de redução ou neutralização de emissões sejam alcançadas a contento.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.