domingo, abril 28, 2024
Ciência e TecnologiaNotícias

Estrada carrega carros elétricos enquanto são dirigidos

Já imaginou poder carregar seu carro elétrico sem o uso de fio e sem precisar ir a um ponto de carregamento? Parece impossível, mas a verdade é que isso já pode ser feito numa nova estrada do Michigan, nos Estados Unidos. Construída no mês passado, a via tem um sistema inovador de eletrificação que carrega veículos enquanto estão sendo dirigidos.

O sistema de carregamento é baseado no acoplamento indutivo entre bobinas instaladas abaixo da superfície da estrada e receptores instalados na parte inferior dos veículos elétricos. A transferência de eletricidade se dá por meio de um campo magnético que é gerado quando o veículo com o receptor se aproxima dos segmentos de carregamento.

Os segmentos transferem eletricidade diretamente para a bateria do carro quando o veículo está em movimento ou parado. Eles não oferecem perigo a motoristas, pedestres ou vida selvagem. Isto porque a transferência de eletricidade só ocorre quando o veículo com o receptor passa sobre a bobina e quando este necessita de energia.

estrada carrega carros elétricos com : sistema de carregamento indutivo. Foto: Electreon
Estrada com sistema de carregamento indutivo. Foto: Electreon

Desenvolvida pela empresa americana Electreon, a tecnologia de carregamento sem fio foi implementada na estrada de Michigam como uma iniciativa piloto de eletrificação do país. Construída em a colaboração do Estado de Michigan e do Departamento de Transportes (MDOT), é a primeira infraestrutura elétrica do país em via pública.

Até o momento, foi instalada apenas um milha de estrada com carregamento indutivo visto que a tecnologia ainda está em fase de testes. Porém, duas estações de carregamento sem fio foram instaladas no Estado do Michigan para que veículos elétricos equipados com receptores possam ser carregados enquanto estão estacionados.

“Estamos entusiasmados em liderar o desenvolvimento e implantação da primeira estrada de carregamento sem fio da América”, disse o Dr. Stefan Tongur, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Electreon. “Este marco é uma prova de nossos esforços de colaboração com o Estado de Michigan e o Departamento de Transportes (MDOT).”

O MDOT pretende ampliar o número de vias com o sistema de carregamento elétrico indutivo. Em 2024, já buscará licitações para reconstruir parte de via US-12. “A intenção é tornar mais fácil para os usuários de veículos elétricos encontrarem uma fonte de carregamento confiável sem interromper seu deslocamento diário, apoiando tanto as operações da frota quanto as viagens dos passageiros”.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.