terça-feira, março 19, 2024
Sustentabilidade

Singapura instala telhados verdes em ônibus públicos

O aquecimento do planeta e a formação de ilhas de calor nas cidades tem desafiado cientistas e governantes a encontrarem maneiras de minimizar os efeitos do aumento da temperatura. Muitas iniciativas começaram e uma delas é a instalação de telhados verdes em edifícios e casas. O que ninguém imaginava era que esses telhados poderiam também ser instalados em ônibus.

É isso mesmo. Telhados verdes em ônibus. O país que adotou essa ideia foi Singapura, nação que é referência mundial por seu modelo ecológico e sustentável. Lançados pelo projeto “Jardim em movimento”, em 2019, a iniciativa fazia parte de um teste para averiguar se plantas poderiam ajudar a diminuir a temperatura dentro dos ônibus e, assim, reduzir a quantidade de combustível usada no ar-condicionado e as emissões de CO2.

Telhados verdes em ônibus público de Cingapura
Telhado verde em ônibus público de Singapura

A empresa responsável pela criação dos telhados verdes foi a GWS Living Art. Esta companhia desenvolveu essa estrutura para inovar e desafiar as formas como a natureza pode ser integrada a paisagem urbana. Segundo seu fundador, Zac Toh, foram “2 anos de design, prototipagem, testes, bem como uma estreita colaboração com as partes interessadas, para trazer o conceito de ônibus verde à fruição”.

Cingapura instalou telhados verdes em ônibus para diminuir a temperatura dos ônibus e as emissões de CO2
Singapura instalou telhados verdes em ônibus para diminuir a temperatura dos ônibus e as emissões de CO2

A GWS Living Art fabrica telhados verdes com plantas indígenas resistentes ao vento e à seca. Estes têm a forma de um carpete, mas as plantas que os compõe são pré-crescidas e cuidadas. Esse modelo pesa entre 25 e 40 gramas e precisa de pouca manutenção. Exige apenas rega em dias que não há chuva para molhar as plantas. Singapura instalou esses telhados verdes em dez ônibus públicos.

Ônibus coletivo com telhado verde

Embora pesquisas mostrem que os telhados verdes são ótimos para resfriar edifícios, diminuindo as emissões de poluentes e proporcionando espaços para a natureza prosperar, ainda não se conhece seus efeitos nos veículos em movimento. Tan Chun Liang, pesquisador da Universidade Nacional de Singapura, acredita que os telhados verdes mostrarão como as cidades podem usar plantas para combater o aquecimento global.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.