domingo, maio 12, 2024
Atitude

Projeto de reciclagem ajuda pessoas com câncer

O Instituto Amor Rosa, ONG que apoia pacientes oncológicos, começou uma iniciativa que ajuda o meio ambiente e pessoas com câncer. Trata-se do projeto “Tampinha do Amor ” que coleta e vende material reciclável para ajudar pessoas no tratamento contra o câncer.

O Tampinha do amor coleta tampas de produtos como refrigerantes, leite, amaciantes, remédios, água sanitária, maionese, achocolatado, detergentes, xampus, condicionadores, água mineral e pastas de dente. Depois as vendem para empresas de reciclagem.

O dinheiro arrecadado com a venda é destinado integralmente ao Instituto Amor Rosa que o usa para comprar kits de higiene pessoal e de inverno, curativos, cadeiras de rodas, camas e colchões hospitalares. Estes materiais são doados ou emprestados a pacientes com câncer que estão hospitalizados ou em processo de quimioterapia e radioterapia.

O Instituto Amor Rosa coleta e vende tampas de produtos para ajudar pacientes com câncer. Foto: Instituto Amor Rosa. Tampinha do amor
Tampas recolhidas pelo Instituto Amor Rosa. Fonte: Instituto Amor Rosa

Segundo a fundadora do Instituo Amor Rosa, Ana Maria, o projeto começou “quando percebemos que poderíamos fazer mais para o meio ambiente, por meio da reciclagem de resíduos sólidos, e transformá-los em receita para melhorar o atendimento humanizado dos nossos pacientes”.

A coleta das tampas teve início na própria instituição com cada apoiador trazendo as tampinhas de sua casa. Com o crescimento do projeto e ajuda de colaboradores, foram instalados pontos de recolhimento nas zonas norte, oeste e leste da cidade de São Paulo.

Neste ano, a ViaMobilidade, empresa responsável pela operação e manutenção de duas linhas do metrô de São Paulo, aderiu a iniciativa e, em Junho, instalou pontos de coleta em quatro estações: Santa Cruz, Hospital São Paulo, Chácara Klabin, AACD-Servidor.

Recentemente, a ViaMobilidade inseriu coletores nas estações de Moema, Eucaliptos, Campo Belo e Brooklin e pretende aumentar esse número. A previsão é de que, até o final do ano, as 17 estações da linha tenham seus respectivos coletores, localizados ao lado das cabines de atendimento.

O projeto Tampinha do Amor conta, hoje, com centenas de voluntários e colaboradores. Se você quiser ajudar nessa campanha, separe tampas de embalagens e doe. Para encontrar o ponto de coleta mais próximo de sua casa, entre em contato com o Instituto Amor Rosa.


Instituto Amor Rosa

O Instituto Amor Rosa é uma organização não governamental que apoia e ajuda pacientes em tratamento oncológico. Ela oferece atendimento psicológico e doa itens essenciais aos pacientes com câncer – principalmente do Instituto de Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho –  durante seu tratamento e recuperação.


É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do site Sustentabilidade no Ar sem autorização prévia e expressa da equipe do site.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.