domingo, maio 12, 2024
Atitude

Famílias plantam 200 mil árvores em memória das vítimas da Covid-19

No Brasil, famílias das vítimas da covid-19 vão plantar 200 mil árvores em memória das 200 mil vidas perdidas para essa doença. A ação, que começou no mês passado, deverá decorrer até 5 de junho, data que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. 

As mudas serão semeadas por familiares das vítimas em vários estados brasileiros. Um dos participantes, Rafael da Silva de Lima, de São Paulo, perdeu o pai e a prima para a Covid-19.

Segundo Rafael a iniciativa é cheia de significado, pois as árvores representam vida e ligação com a natureza. “Restaurar é curar nosso relacionamento com a natureza e, ao mesmo tempo, é uma experiência de cura para nós mesmos.”

As famílias enlutadas são apoiadas por entidades parceiras das Nações Unidas e por cientistas renomados no país especializados em restauração. O projeto , lançada no mês passado, também homenageia trabalhadores de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19. 

A campanha de plantio de árvores em memória às vítimas da Covid-19 ocorre durante a Década da ONU para a Restauração de Ecossistemas que vai deste ano até 2030. O objetivo é envolver a participação de organizações da sociedade civil para assegurar que as árvores nativas sejam tratadas de maneira apropriada. 

Até o momento, os participantes do projeto plantaram uma série de espécies nativas da Mata Atlântica como jacarandá, ipê e ingá. O plano inicial do projeto era plantar 6,5 mil árvores numa área de 4 hectares no interior do Rio de Janeiro, que é o habitat do mico-leão-dourado. Porém, a iniciativa já se ampliou para outros Estados.


As informações são da ONU