sábado, maio 18, 2024
Ciência e Tecnologia

Embrapa cria bioinseticida amigo do meio ambiente

A Embrapa, em parceria com a empresa Promip, desenvolveu um novo bioinseticida para combater a largarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), uma das principais praga do milho e de outras culturas. Chamado de BaculoMip SF, o produto é inofensivo ao ambiente, a outros insetos e à saúde humana.

O BaculoMip SF é composto pelo vírus Baculovirus spodoptera multiple nucleopolyhedrovirus (SfMNPV). Ele age nas lagartas-do-cartucho após ser ingerido por meio de folhas pulverizadas. Esse vírus provoca a redução da alimentação das lagartas em até 93% e sua morte em cinco dias.

A lagarta-do-cartucho é uma das principais pragas do milho. Fonte: Embrapa

O ponto interessante dessa tecnologia é que combate a praga mesmo após a sua morte na lavoura. Isto ocorre porque o baculovirus rompe o tegumento da lagarta morta, liberando partículas virais que irão infectar outras lagartas presentes na plantação.

Em experimentos, esse bioinseticida mostrou-se eficaz no combate às lagartas-do-cartucho, inclusive as que são resistentes à tecnologia de plantas transgênicas. Também, apresentou alta taxa de mortalidade da praga em associação com outros produtos de controle biológico.

O bioinseticida é amigo do meio ambiente, pois combate a praga sem trazer danos à natureza e ao homem
A lagarta morta pelo BaculoMip libera novas partículas virais na lavoura que irão reinfectar outras lagartas. Fonte: Embrapa 

O bioinseticida demonstrou ser amigo do meio ambiente, pois não mata outros insetos, predadores naturais da praga presentes na lavoura, e não deixa resíduos nas culturas. Ele não causa danos à natureza e ao aplicador e ainda contribui para a redução do uso de defensivos químicos.

De acordo com o CEO da Promip, Marcelo Poletti, o BaculoMip SF, por ser natural, tem seu uso aprovado na agricultura orgânica. Ele “pode ser empregado em alternância com inseticidas químicos, como estratégia de manejo de resistência da lagarta-do-cartucho”, acrescenta.

O pesquisador da Embrapa, Fernando Hercos Valicente, explica que o produto para ter eficácia, “deve ser aplicado preferencialmente nas horas mais frescas do dia, como no início da manhã ou após as 16h”. Quem usá-lo, deve “fazer uso de um espalhante adesivo, para ter uma aplicação uniforme e atingir o alvo”, orienta.

O BaculoMip SF será comercializado na forma de pó, em embalagens de 500 gramas ou de um quilo. Conforme informa a Embrapa, um quilo do produto é suficiente para 20 hectares de lavoura e tem validade de um ano. O BaculoMip SF já se encontra disponível no mercado.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.