segunda-feira, maio 13, 2024
Arquitetura e decoraçãoNotícias

Abajur é transformado em purificador de ar

O abajur é um objeto decorativo muito utilizado em residências para deixar o ambiente com iluminação suave e agradável. De várias cores e tamanhos, ele deixa o lugar aconchegante e acolhedor, principalmente para os amantes da leitura. Mas, já imaginou se, além de iluminar, esse item pudesse purificar o ar do local?

Foi com essa ideia que pesquisadores da Coreia do Sul desenvolveram o abajur purificador de ar. Inovador, o produto remove do ambiente os chamados compostos orgânicos voláteis (VOCs) que são poluentes liberados por tintas, produtos de limpeza, plástico, móveis novos, cozinha, dentre outros.

Os VOCs, segundo um dos cientistas, o Dr. Hyoung-il Kim, representam a maior parte dos poluentes internos. Embora estejam em baixa concentração dentro das casas, esses compostos podem irradiar continuamente de sua fonte por semanas ou até meses após sua aplicação inicial, o que é prejudicial a saúde.

Os métodos convencionais retiram esses poluentes com auxílio de carvão ativado ou de outros tipos de filtros que precisam ser substituídos periodicamente. Há, também, dispositivos que quebram os VOCs com ajuda de termocatalisadores em altas temperaturas ou com auxílio de fotocatalisadores responsivos à luz.

A maioria desses dispositivos precisa de um aquecedor separado ou de uma fonte de luz ultravioleta (UV) que pode produzir subprodutos indesejados. Por esse inconveniente, os pesquisadores pensaram em criar um aparelho mais simples e que exigisse apenas uma fonte, a qual produzisse tanto a luz visível quanto o calor.

Os cientistas viram no abajur uma opção perfeita para criar o dispositivo já que possui uma lâmpada que produz calor e luz mesmo tempo. Então, construíram um protótipo que, além de ter uma lâmpada halógena de 100 watts, era revestido internamente com um termocatalisador de dióxido de titânio e platina.

Submetido a testes numa câmara com gás acetaldeído (um tipo de VOCs), o abajur começou a decompô-lo e convertê-lo em ácido acético, depois em ácido fórmico e finalmente em dióxido de carbono e água. Ambos os ácidos são suaves e a quantidade de dióxido de carbono liberada é inofensiva segundo informa os cientistas

O abajur purificador de ar funciona tanto com lâmpadas halógenas quanto incandescentes, mas não com LEDs porque esta libera pouco calor para ativar os termocatalisadores. No momento, os pesquisadores estão trabalhando no abajur purificador de ar para que este opere com lâmpadas LEDs que são mais econômicas e sustentáveis.

.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.