segunda-feira, maio 20, 2024
Sustentabilidade

Startup transforma alimentos destinados a aterros em doces saudáveis

Os Estados Unidos desperdiçam, anualmente, cerca de 40% do suprimento alimentar do país segundo dados do Departamento Nacional de Agricultura (USDA). Desse total, 50% é de frutas, verduras, legumes e hortaliças que têm como destino os já sobrecarregados aterros sanitários.

Uma parte significativa desses vegetais são descartados antes mesmo de serem consumidos. São rejeitados porque esteticamente não parecem perfeitos. Mesmo que estejam próprios para ingestão, são jogados fora. Essa prática vergonhosa traz um custo financeiro e ambiental enorme. Desperdiça recursos vitais para a produção de alimentos e gera mais poluição.

Para evitar a perda de alimentos em bom estado e ajudar a natureza, a empreendedora, Amy Keller, criou uma startup chamada Pure Plus+. Esta empresa aproveita os produtos alimentícios destinados aos aterros sanitários e os transforma em Faves: doces saudáveis ​​feitos de frutas e vegetais.

FAVES: doces sudáveis a base de frutas e vegetais

FAVES: doces sudáveis a base de frutas e vegetais

A ideia de criar a Pure Plus+ surgiu em 2018, quando Keller viajou para Svalbard, Noruega e conheceu o Global Seed Vault. Este local guarda as cópias de segurança de todas as sementes do mundo que podem ser necessárias em tempos de fome ou de cataclismo. A visita ao banco de sementes a fez refletir sobre o problema da insegurança alimentar, assim como sobre o enorme desperdício de comida no mundo.

Nessa viagem, Keller também conheceu o ativista ambiental, Kevin Wall, e a geneticista comportamental, Susan Smalley, que se tornariam seus futuros sócios. Em suas conversas, eles enxergaram no desperdício de alimentos uma oportunidade de negócio. Viram que era possível ganhar dinheiro e ajudar a natureza produzindo doces saudáveis com frutas e vegetais descartados. Então, escreveram um plano de negócios que viria a ser a Pure Plus +.

Ao voltarem de viagem, fundaram a empresa Pure Plus+ e iniciaram as atividades. No Outono de 2018, construíram uma cadeia de suprimentos com frutas e vegetais que seriam descartados por agricultores. No início de 2019, a companhia criou o primeiro doce feito de frutas e vegetais: o Faves. O doce saudável, rico em nutrientes foi lançado com sucesso no e-commerce e a procura por ele vem crescendo.

Hoje, Keller, Wall e Smalley estão procurando expandir o negócio da Pure Plus + por meio do comércio eletrônico e planejam vender seu produto nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Eles querem trazer um novo conceito de doce, o qual traz saúde e ajuda o meio ambiente. Esperam com a Faves melhorar e reestruturar a indústria de doces.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.