Menina de 7 anos reúne 70 mil assinaturas em petição para exigir a reciclagem de canetas da empresa Crayrola
Uma garotinha de sete anos foi autora de uma ousada petição, em prol do meio ambiente, que reuniu 70 mil assinaturas na Inglaterra. O propósito dessa iniciativa era forçar a empresa a americana Crayola a fabricar canetas coloridas recicláveis.
Jessie Stephenson, uma aluna apaixonada por artes, ficou incomodada com o descarte de suas canetas na natureza. Temendo os impactos ambientais desse resíduo nos ecossistemas, decidiu fazer algo para solucionar esse problema.
Ela escreveu um manifesto e o lançou na internet para pressionar a companhia Crayola a reciclar seus próprios produtos. No texto, ela dizia “Adoro usar canetas Crayola, mas não quero usá-las agora que conheço o impacto no meio ambiente”… “Eu me preocupo com o meio ambiente, porque moramos aqui e, se o destruirmos, não teremos uma segunda chance.”
A menina recebeu apoio de sua família para levar adiante sua petição e já conseguiu envolver todos da escola na sua causa, inclusive a diretora. A repercussão da petição foi tão grande que chegou ao conhecimento da parlamentar local Vickie Foxcroft, do membro do Partido Trabalhista. Ela compartilhou o texto da menina nas mídias sociais, fazendo com que movimento ganhasse mais força.
Percebendo o sucesso de sua petição, a ousada Jessie enviou uma carta ao grupo Cayrola pedindo que fosse implementado, em Londres, um programa de reciclagem similar ao existente nos Estados Unidos. A empresa não deu uma posição concreta. Apenas disse, por uma carta enviada pelo correio, que iria analisar o seu pedido.
A jovem ativista não esmoreceu com a resposta insatisfatória da empresa e já declarou que continuará lutando até alcançar o seu objetivo. Ela transmitiu, recentemente, um vídeo na internet pedindo aos internautas para manter suas velhas canetas em casa e compartilhar a sua petição.
O grupo Cayrola foi procurado para comentar as declarações de Jessie, mas não quis se pronunciar.