terça-feira, maio 7, 2024
AtitudeSustentabilidade

Plogging: a atividade que alia esporte e sustentabilidade

Uma nova modalidade de esporte vem ganhando a atenção dos amantes de exercício físico e da natureza. Estamos falando do plogging, uma atividade que une corrida com coleta de lixo. Ela surgiu na Suécia, mas vem adquirindo adeptos em diversos lugares do mundo.

O nome plogging surgiu da união entre a palavra inglesa “jogging”, que significa corrida leve, e o termo sueco “plocka up” traduzido como recolher. O objetivo dessa prática é apanhar o máximo de plástico e outros produtos recicláveis enquanto corre pela cidade ou por áreas rurais.

Para praticá-lo, é necessário apenas luvas, sacola para carregar os resíduos, tênis, muito fôlego e boa vontade. Ele pode ser realizado tanto sozinho quanto em grupo, mas o lixo recolhido dever ser colocado em um posto de coleta seletiva ou encaminhado a algum centro de reciclagem.

Grupo praticando plogging.
Imagem: Grupo praticando plogging. Fonte: The New Barcelona Post.

Seu fundador, o ambientalista Erik Ahlstrom, idealizou essa atividade quando mudou-se para Estocolmo. O desconforto causado pela sujeira desta cidade fez ele pensar em uma maneira alternativa de combater o problema do lixo.

Percebendo que seria interessante unir esporte e sustentabilidade, lançou a ideia do plogging no facebook e criou o site Plogga. Depois disso, passou a organizar e incentivar grupos de corrida que tivessem o propósito de ajudar na limpeza urbana. O resultado dessa iniciativa foi o início de um movimento social positivo em prol do meio ambiente.

Grupo de plogging em Maresia - SP
Imagem: Grupo de plogging em Maresia – SP. Fonte: Instagram Ploggin Brasil.

A primeira corrida com intuito de coletar lixo aconteceu em 2016, na Suécia, e, desde então, vem ganhando muitos simpatizantes ao redor do mundo. Esta prática se disseminou pela Europa e está chegando a América Latina. No Brasil, já existem alguns grupos desse esporte em São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo.

Essa atividade vem se popularizando, pois traz benefícios tanto a saúde quanto ao meio ambiente. Ao mesmo tempo em que turbina o corpo com agachamentos, alongamentos, corridas e carregamento de peso, retira da natureza resíduos que antes a poluíam, trazendo qualidade ambiental e bem estar.

O plogging, mais que uma moda fitness, é uma poderosa ferramenta de sensibilização ambiental. Os corredores, ao entrarem em contato com o lixo, são convidados a repensarem o seu consumo e essa reflexão desperta neles o senso de responsabilidade com a sustentabilidade do planeta.

A sua prática é louvável e deve ser incentivada em todos os cantos do mundo. Porém, temos de ter em mente que ela, por si só, não solucionará o problema do lixo. Precisamos mudar os nossos hábitos, reduzindo a geração e o descarte inadequado de resíduos.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.