domingo, maio 12, 2024
Ciência e TecnologiaNotícias

Estudantes baianas criam sistema de boca de lobo inteligente

As bocas de lobo, também conhecidas como bueiros, são estruturas fixadas em calçadas que servem para drenar a água da chuva acumulada nas vias. Esses equipamentos são essenciais nas áreas urbanas para evitar a ocorrência de alagamentos.

Apesar de importantes, os bueiros nem nem sempre funcionam adequadamente devido a grande quantidade de lixo que se acumulam neles. Quando chove, a água carrega muita sujeira para as bocas de lobo, entupindo-as. Com isso, a água fica empossada.

Essa água empossada provoca alagamentos e traz riscos à vida humana e animal. Para evitar problemas como esses, seis estudantes baianas da Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana criaram um sistema de boca de lobo inteligente que detecta quando o bueiro está entupido por sujeira.

A boca de lobo inteligente possui uma tela que segura os resíduos que entram no bueiro, assim como sensores que identificam a quantidade de entulho preso na tela e que calculam a vazão da água no bueiro. Com os dados dos sensores e ajuda de um algoritmo, o sistema aponta se a água está passando adequadamente não.

As estudantes informaram que o sistema de sensores atua em conjunto para identificar o problema na boca de lobo e isso torna a ferramenta diferente das existentes no mercado. Segundo elas, o sistema, além de ser eficiente, é inédito e com potencial de crescimento.

O protótipo da boca de lobo inteligente foi vencedor na categoria Ciências Exatas e Engenharia da 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). Com a invenção, as estudantes também conseguiram ficar na semifinal da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). 

No momento, as alunas estão aperfeiçoando a invenção por meio de testes com novos sensores e novas programações. A intenção das estudantes é disponibilizar a tecnologia no mercado, mas afirmam que precisam de investimento para que isso aconteça.