Energias renováveis: o que são e tipos
As energias renováveis são aquelas geradas por meio de fontes naturais que não se esgotam. Algumas dessas fontes são o sol, o vento e a força das águas. Esse tipo de energia não polui o ambiente, embora possa ter impacto ambiental relevante.
Essas energias são uma alternativa ao uso dos combustíveis fósseis que, hoje, compõem mais da metade da matriz energética mundial. Essenciais para o combate às mudanças climáticas, são preconizadas 7° Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Até o momento, são conhecidas seis tipos de energias renováveis no planeta: a solar, a eólica, a hidráulica a geotérmica e a maremotriz. Estas energias também são chamadas de limpas ou verdes, pois não emitem gases poluentes e não deixam resíduos.
Tipos de energia renovável
Energia solar
A energia solar é aquela proveniente da transformação da radiação solar em eletricidade ou calor. Ela é gerada por meio três tecnologias: placas fotovoltaicas, aquecedores solares ou usinas heliotérmicas. As placas fotovoltaicas captam a luz do sol e a transforma em eletricidade. Os aquecedores solares absorvem a luz do sol, transmitindo seu calor para a água que é aquecida. As usinas heliotérmicas utilizam o calor do sol para vaporizar um fluido e transformar a energia do movimento desse fluido em eletricidade.
Hoje, a energia solar é uma das fontes alternativas mais promissoras para obtenção energia. Isto porque é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Com custos de implantação sendo reduzidos nos últimos anos, o uso dessa fonte para produção de energia vem crescendo significativamente. Vai substituir o uso de combustíveis fósseis na matriz energética mundial.
Energia eólica
A energia eólica é aquela que usa a força dos ventos para transformar a energia cinética, gerada pela correntes de ar, em energia elétrica ou outro tipo energia. A produção dessa energia ocorre por meio de equipamentos como moinhos e cataventos que, geralmente, produzem energia mecânica, ou turbinas eólicas (aerogeradores) que geram eletricidade. Estas últimas podem ser instaladas em terra ou no mar.
O uso dessa modalidade de energia vem crescendo significativamente no mundo. Segundo o relatório do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC), em 2022, a capacidade instalada de energia eólica aumentou de 78 GW globalmente em relação a 2021. Os maiores produtores mundiais foram o Brasil (57%) e o México (19%). No Brasil, quase 12% da matriz elétrica nacional é proveniente de usina eólicas.
Energia hidráulica
A energia hidráulica é aquela gerada a partir da força das águas de um rio. Essa energia é produzida em usinas hidrelétricas que utilizam o movimento das águas para acionar turbinas e produzir eletricidade.
De acordo com dados da Agência Nacional de Energética (Aneel), mais da metade da energia elétrica gerada no Brasil é proveniente de usinas hidroelétricas. Essa modalidade de energia corresponde a 65% da matriz elétrica nacional.
No mundo, a energia hidráulica é a terceira maior fonte de energia usada segundo dados da Empresa de Energia Elétrica (EPE). Corresponde a 16,6% da matriz elétrica mundial, perdendo apenas para o carvão mineral e gás natural.
Energia geotérmica
A energia geotérmica é aquela obtida por meio do calor proveniente do interior da Terra. Ela é gerada aproveitando jatos de água quente e vapor que sai de dentro da terra, chamados de gêiseres naturais, ou perfurando poços profundos e injetando água que é aquecida pelas rochas, retornando quente.
Essa energia pode ser usada de forma direta, aquecendo a água para alimentar parques termais e áreas residenciais durante o inverno, ou de forma indireta, gerando eletricidade. A eletricidade é produzida em usinas geotérmicas, as quais convertem a energia térmica em elétrica.
Energia Maremotriz
A energia maremotriz é aquela que utiliza o movimento das marés para gerar eletricidade. Ela é produzida por meio do represamento e soltura da água do mar que move turbinas que geram energia elétrica. Esta fonte de energia é ainda pouco utilizada no mundo devido ao custo elevado de sua implantação.