domingo, maio 5, 2024
MatériaMeio AmbienteNotícias

Entenda a importância das florestas

As florestas são um elemento fundamental da base de recursos que sustentam a vida no planeta. Elas abrigam mais de 80% das espécies terrestres de animais, plantas e insetos da Terra e têm papel importante na manutenção do equilíbrio ecológico, na regulação do clima e nas atividades humanas.

Elas purificam o ar, pois absorvem dióxido de carbono da atmosfera e liberam oxigênio, e exercem influência direta nas temperaturas e na umidade do ambiente. Têm papel essencial no ciclo da água porque ajudam a regular as precipitações e as reservas de água no subsolo.

Servem de abrigo para muitos seres vivos, incluindo os humanos. Até hoje existem comunidades que habitam as florestas e uma delas é a indígena. Além disso, protegem o solo contra erosões e possibilitam que este se mantenha rico em matéria orgânica e em microrganismos diversos.

As florestas são fontes de alimento para diversas espécies de vegetais e animais e para o homem. Também, são fontes de recursos materiais para as atividades humanas. Alguns destes recursos são a madeira, utilizada na construção de habitações, as plantas medicinais, usadas na produção de remédios e folhas, caules, flores e frutos usados no artesanato.

Os produtos advindos das florestas movimentam a economia e permitem o sustento de 1,6 bilhão de pessoas no mundo. O comércio de produtos florestais, em 2005, foi avaliado em 379 bilhões de dólares e este continua a crescer. As florestas também são palco de atividades recreativas e do turismo que geram rendimentos para muitas famílias.

As florestas trazem, em síntese, benefícios tanto ao ambiente quanto ao homem. Elas trazem vida, saúde, bem-estar e dinheiro. Por serem essenciais à nossa sobrevivência, devemos preservá-las. Também, conscientizar as demais pessoas sobre a sua importância para evitar que haja mais desmatamento e degradação de sua estrutura.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.