segunda-feira, maio 13, 2024
CuriosidadesNotícias

Cocô de baleia deixa o ar mais limpo

As baleias mergulham para o fundo do mar para se alimentarem e depois voltam à superfície para respirar. Quando elas emergem nas águas, fazem cocô, o qual libera nutrientes que estimulam a produção de plantas micróscópicas chamadas de fitoplânctons.

Os Fitoplânctons são organismos microscópicos que absorvem gás carbônico e liberam oxigênio durante a fotossíntese. Eles são responsáveis por parte da produção de oxigênio no mundo. Quando estão em contato com o ferro e o nitrogênio que o cocô da baleia libera, multiplicam-se.

Ao multiplicarem-se, absorvem mais gás carbono da atmosfera e liberam mais oxigênio. Por essa razão, podemos dizer que o cocô da baleia deixa o ar mais limpo. As fezes desse animal, além de melhorar o ar, também ajudam na manutenção dos ecossistemas marinhos.

Isso porque ele aumenta a disponibilidade de fitoplâncton que é um alimento para muitos animais. O fitoplâncton é consumido por animais marinhos minúsculos – o zooplâncton – que, por sua vez, são consumidos por criaturas maiores que fazem parte do cardápio das baleias.

Em síntese, o cocô das baleias ajuda a deixar o ar mais limpo e colabora com o equilíbrio dos ecossistemas marinhos. Ele é um combustível que auxilia na manutenção de algumas espécies marinhas e na regulação parcial de oxigênio da atmosfera.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.