quinta-feira, maio 9, 2024
Matéria

Climas no Brasil

O Brasil apresenta uma considerável variedade de climas. Isto decorre diretamente de sua extensão territorial e da conjugação entre os elementos atmosféricos e fatores geográficos particulares da América do Sul e do próprio país.

Dentre os principais fatores que determinam os tipos climáticos brasileiros, destacam-se a configuração triangular do território, a maritimidade/continentalidade, as modestas altitudes de relevo e a dinâmica das massas de ar.

Atualmente, são classificados seis tipos de clima no Brasil: o Equatorial, o Tropical úmido seco ou do Brasil central, o Tropical úmido ou litorâneo úmido, o Tropical de altitude, o Semiárido e o Subtropical.

climas no Brasil
Principais climas no Brasil

Tipos de clima no Brasil
Equatorial

Clima predominante na porção norte do Brasil, compreendida pelos Estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Amapá e parte do Mato Grosso e Tocantins. É quente e úmido o ano inteiro, devido a atuação de massas de ar MEC e MEA e da ZCIT. Não tem estação fria e possui baixa amplitude térmica, com temperatura média anual entre 24 e 26°C, e elevado índice pluviométrico anual, superior a 2000 mm.

Tropical

Ocorre em grande parte do Brasil, especialmente no Planalto Central, onde a vegetação característica é o cerrado. Possui uma sazonalidade térmica e pluviométrica provocada pela ação das massas de ar MEC, MTA, MTC e MPA. Apresenta verões quentes e úmidos e invernos quentes e secos, embora com quedas pontuais de temperatura nesta última estação. Tem duas estações definidas, inverno e verão, médias térmicas que vão de 20°C a 26°C e chuvas totais anuais de 1200 a 2000 mm.

Tropical úmido ou litorâneo úmido

Ocorre em partes do litoral leste e oeste do Brasil, os quais são fortemente influenciadas pelas massas de ar úmidas (MEAS, MTA e MPA) e pela ZCIT. Caracteriza-se por ser um clima úmido e quente, com elevadas temperaturas durante o ano todo, com pequena queda no inverno, e pela concentração da pluviosidade entre o final de verão e o inverno. Apresenta pequena amplitude térmica, com temperaturas médias elevadas (entre 25°C e 27°C), e alta umidade, com pluviosidade média anual entre 1500 mm e 2000 mm.

Leia Também: Climas no mundo.

Tropical de altitude

É uma variedade de clima Tropical que sofre a influência do efeito altimétrico, reduzindo sensivelmente as temperaturas. Ocorre nas áreas mais elevadas do Planalto Sudeste e Meridional. A temperatura média gira em torno dos 18ºC, apresentando amplitude térmica anual mais destacada, registrando-se, não raro a ocorrência de geadas no inverno, quando além do fator altitude, há a penetração da massa de ar MPA.

Semi-árido

Ocorre essencialmente na Região Nordeste, na área da depressão sertaneja, onde a vegetação característica é a caatinga. Forma a região conhecida como o polígono das secas que avança sobre o norte de Minas Gerais. Tem temperaturas elevadas e geralmente superiores a 25°C e pluviosidade baixa, em torno de 500 mm anuais, sendo as chuvas escassas e irregulares. A estação seca é prolongada e pode durar 11 meses ou até anos em algumas áreas.

Subtropical

Ocorre na região Sul do país, nas áreas onde há alternância das massas de ar MPA, MTA e MPA. Tem como características a regularidade na distribuição anual da pluviometria (entre 1250 e 2000 mm), associadas às baixas temperaturas do inverno e acentuada variação térmica tanto espacial quanto temporalmente. Tem médias térmicas anuais entre 14° e 22°C, as quais podem cair 10°C nas partes mais elevadas, onde ocorre a queda de neve no inverno. Possui verão marcadamente de quente a fresco e inverno de fresco a frio.


É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do site Sustentabilidade no Ar sem autorização prévia e expressa da equipe do site.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.