quinta-feira, maio 9, 2024
NotíciasUncategorized

União Europeia promete contribuição “substancial” para fundo mundial de danos climáticos

A Comitiva Executiva da União Europeia anunciou, nesta segunda-feira, que fará uma contribuição financeira “substancial” para um novo fundo internacional que tratará da destruição causada pelas mudanças climáticas.

O fundo é o primeiro, no mundo, para perdas e danos climáticos. Ele será lançado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), a qual acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro.

A União Europeia não especificou o tamanho da sua contribuição para o fundo. No entanto, comunicou que pretende ajudar financeiramente os países para cumprirem a promessa de triplicar a capacidade global de energia renovável até 2030.

A iniciativa do bloco europeu poderá incentivar outros acordos na COP 28, onde os países considerarão a possibilidade de eliminar gradualmente os combustíveis fósseis e tomar outras medidas para reduzir as emissões.

No ano passado, na COP27, os países concordaram em criar um fundo de danos climáticos. Apesar do acordo ser considerado um avanço, nenhuma nação fez uma promessa financeira específica para o fundo até o momento.

O enviado dos EUA para o clima, John Kerry, disse, no Fórum de Nova Economia da Bloomberg, que ocorreu em Cingapura na semana passada, que Washington colocará “milhões de dólares no fundo na COP”.

Adnan Amin, CEO da cúpula da COP28, disse estar “esperançoso” de que os Emirados Árabes Unidos, também dê uma contribuição. Ele acredita que, até o final da COP28, sejam garantidos centenas de milhões de dólares americanos ao fundo.