Sérvia constrói quadra de basquete com tênis reciclados
O uso de materiais recicláveis para a fabricação de artigos e para a construção de empreendimentos está em voga na atualidade. Com eles, já se ergueram prédios, construíram estradas, fizeram piscinas, criaram confecções, calçados, móveis e muitos outros produtos.
Há inúmeros exemplos deles em todo o mundo e um deles está em Nova Belgrado, na Sérvia. Nesta cidade, uma quadra de basquete foi construída com 20.000 tênis descartados. A quadra compõe um parque esportivo que foi projetado pela agência de criação Accept & Proceed para a Nike.
O parque esportivo é uma das ações da Nike com a campanha “Move to Zero” que visa zerar as emissões de carbono e o lixo. Ele é formado por um playground infantil, bancos de arquibancada, uma academia ao ar livre, lixeiras e itens de campanha na loja e outros elementos.
O objetivo do projeto da Nike era revitalizar o bairro local “Bloco 70”, proporcionando um espaço para crianças e adultos brincarem e praticarem esportes. A escolha desse bairro para a construção do parque se deu devido a profunda história que tem com o basquete. Muitos dos ídolos do esporte sérvio surgiram desse bairro.
Na renovação do Bloco 70, a empreiteira utilizou tênis doados pela própria comunidade local, os quais foram recolhidos em lojas locais e áreas públicas. Os calçados coletados foram processados em uma fábrica de reciclagem para virarem uma base especial utilizada em obras.
A iniciativa da Nike em reaproveitar calçados destinados a aterros sanitários mostrou que é possível dar um destino útil a materiais no fim de sua vida útil. Também, revelou como ações voltadas à reciclagem traz benefícios à sociedade e ao meio ambiente.
A construção do parque esportivo com materiais recicláveis é um lindo exemplo de sustentabilidade que deixará sua marca para as próximas gerações. Esta obra pode facilmente ser replicada em outros lugares. Basta, para isso, que haja a cooperação entre as comunidades locais, iniciativa privada e Governo.