segunda-feira, maio 13, 2024
Arquitetura e decoraçãoNotícias

Reciclagem: designers asiáticos criam de alto-falantes de esterco de vaca a mesas de papel usado

Desenvolver produtos recicláveis deixou de ser moda e passou a ser uma necessidade na atualidade devido ao grande volume de resíduo gerado. Diversas invenções que reutilizam resíduos vem aparecendo nas feiras de tecnologia e design. Porém, algumas delas são um tanto quanto curiosas pelo material que utilizam. Com o intuito de trazer algumas dessas novidades, mostraremos algumas inovações que surgiram na Semana de Design de Cingapura, as quais usam como matéria-prima desde esterco de vaca a mangueiras de máquina de lavar.

Acessórios de esterco de vaca

O esterco da vaca é um material que, embora seja natural, emite gases de efeito estufa como o metano e a amônia, os quais contribuem com o aquecimento global. No intuito de combater os impactos negativos desse dejeto na Indonésia, o designer, Adhi Nugraha , desenvolveu um método que processa o esterco e outros resíduos e os transformam em eletrodomésticos.

A técnica criada por Nugraha limpa o esterco com água para tirar o mau cheiro. Depois, combina esse material com sucata de plástico e cola de madeira, deixa secar e, então, coloca-os para endurecer em fogo baixo. Após endurecidos, põe a parte de eletrônica. Com esse processo, o designer já criou luminárias, banquetas e até alto-falantes domésticos.

Tapetes de pelo de cachorro

Os serviços de tosa de animais, em Cingapura, gera um volume grande de pelos que, geralmente, vão para o lixo. Pensando em aproveitá-los, a designer local, Cynthia Chan, pegou esse resíduo e os transformou em tapetes utilizando técnicas como feltragem, tufos, tricô e moldagem por compressão.

Cynthia afirma que os tapetes desenvolvidos por dela, além de serem uma alternativa sustentável, livra animais da crueldade. Ela disse que pretende, em breve, aperfeiçoar sua técnica e investigar melhor a qualidade das fibras do pelo animal.

Mesa e cadeiras de borra de café e papel usado

Durante a pandemia, a designer vietnamita, Phuong Dao, usou o famoso ócio criativo para inventar um produto ecológico inusitado. Ela pegou resíduos como pedaços de jornal, papelão e borra de café velha e criou um conjunto de mesa e cadeiras que são resistentes.

Ela disse que, quando esses materiais são compactados e combinados com um adesivo, ficam duros. Então, servem fabricar móveis. O conjunto de móveis criado por ela é chamado de “Cà Ràng”. Esse nome é homenagem a uma espécie de fogão vietnamita que as famílias tradicionalmente se reúnem em volta.

Lâmpadas de tubo de máquina de lavar

O designer de Cingapura, David Lee, criou luminárias ecológicas aproveitando mangueiras de máquina de lavar. Para formá-las, ele inseriu tiras LED nas mangueiras e as dobrou em formatos únicos. As luminárias têm formas esculturais singulares e podem ser usadas tanto no teto quanto em mesas.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.