sexta-feira, maio 10, 2024
Agenda Verde

Pará sediará Fórum Mundial de Bioeconomia

Entre os dias 18 e 20 de Outubro, a cidade de Belém, no Pará, sediará o Fórum Mundial de Bioeconomia (FMB). Este evento reunirá palestrantes e especialistas de vários países em torno do desenvolvimento sustentável e das potencialidades regionais. É a primeira vez que o Fórum é realizado fora da cidade de Ruka, na Finlândia.

O Fórum Mundial de Bioeconomia oportuniza debates relacionados às características típicas de cada região do planeta e propõe modelos de produção sustentável adequados a cada realidade local. Também, dá voz a pesquisadores e povos da floresta. O eixos temáticos do evento serão “A Bioeconomia: Pessoas, Políticas do Planeta”, “Líderes globais e o mundo financeiro”, “Bioprodutos ao nosso redor” e “Olhando para o futuro”

O FMB é um laboratório de ideias que promove a economia sustentável como tentativa de atenuar os efeitos das alterações climáticas no planeta. Ele promove debates em prol de inovações de conceitos e de tecnologias para substituir indústrias, produtos e serviços não renováveis por atividades sustentáveis.

Em setembro do ano passado, o FMB foi realizado de forma virtual e debateu as mudanças climáticas e os desafios contínuos criados pela pandemia de Covid-19. Este ano, o evento conta com o estado do Pará como co-organizador e terá apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), associações brasileiras de agricultura e silvicultura.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida, acredita que o Fórum vem somar forças aos objetivos do programa de governo do Estado, ou seja, economia calcada na biodiversidade, com oportunidade para todos, sobretudo os mais necessitados.

Para ele, é oportuno a realização desse evento, pois traz no escopo do debate tudo o que o Governo do Estado vem trabalhando desde a construção do Plano Amazônia Agora, isto é, o incentivo à produção rural sustentável, aliado a melhoria de vida da população que vive no interior do Pará.


Com informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade