quinta-feira, maio 9, 2024
Meio Ambiente

ONU lança plataforma para reduzir a perda e o desperdício de alimentos

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) divulgou uma plataforma abrangente para ajudar a comunidade global a intensificar as ações para reduzir a perda e o desperdício de alimentos. A Plataforma reúne informações sobre medição, redução, políticas, alianças, ações e exemplos de modelos de sucesso na diminuição da perda de comida.

A agência da ONU e seus parceiros estão se preparando para o Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos – que será comemorado pela primeira vez em 29 de setembro. Nesta data, será feito um apelo aos setores público e privado para que reduzam a perda e o desperdício de alimentos e garantam a segurança alimentar de todos, principalmente os mais vulneráveis e afetados pela pandemia COVID-19.

plataforma reduzir desperdício
A perda e desperdício de alimentos gera entre 8% a 10% de todas as emissões de gases de efeito estufa produzidos por seres humanos. Foto: Flickr/Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (cc)

O diretor-geral da FAO, QU Dongyu, no lançamento da plataforma, disse que é necessário que se promovam, controlem e expandam políticas, inovações e tecnologias para reduzir a perda e o desperdício de alimentos. Segundo ele, “desperdiçar alimentos significa desperdiçar recursos naturais escassos, aumentar os impactos das mudanças climáticas e perder a oportunidade de alimentar uma população crescente no futuro”.

A celebração do dia internacional da Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimento será um momento significativo e influente para a FAO e outras instituições sensibilizarem as pessoas a respeito do problema da perda de alimentos. Além disso, um espaço para mostrar que como o cuidado e o aproveitamento consciente dos alimentos contribui para o desenvolvimento sustentável do planeta.

QU Dongyu falou que a COVID-19 expôs ainda mais as vulnerabilidades e a necessidade de sistemas alimentares mais resilientes – por meio de representantes de uma série de organizações parceiras e estados membros da FAO. Assim, são necessárias ações urgentes por parte da sociedade e poder público para combater esse problema.

De acordo com Lawrence Haddad, diretor-executivo da Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN na sigla em inglês), “A perda e o desperdício bobo são um sinal de sistemas alimentares em perigo”, . Ele aponta que “os alimentos nutritivos são os mais perecíveis e, portanto, os mais vulneráveis à perda. Não só se perdem alimentos, mas também se perde a segurança alimentar e a nutrição”.

“Abordar a perda e o desperdício de alimentos com informações e evidências precisas em nível nacional é uma tentativa de criar um sistema alimentar que atenda à saúde planetária e humana”, disse Geeta Sethi, conselheira e líder global de sistemas alimentares do Banco Mundial. “Saber o que é uma prioridade política para um país e, portanto, quais os investimentos e intervenções necessários, requer bons dados e evidências. Esta plataforma é muito relevante’, acrescenta.

Principais informações sobre a plataforma

A plataforma é uma porta de entrada para todos os recursos de perda e desperdício de alimentos da FAO, incluindo a maior coleção de dados online sobre quais alimentos são perdidos e desperdiçados e onde e fórum de discussão sobre redução da perda de alimentos. Além disso, há exemplos de iniciativas de sucesso, cursos de e-learning, relatório de políticas da perda e desperdício de alimentos no contexto da pandemia de COVID-19 e dicas sobre o que todos podem fazer para reduzir o desperdício de alimentos.

Ele também se conecta a portais de parceiros de desenvolvimento, servindo como uma fonte única de todo o conhecimento sobre perda e desperdício de alimentos. A plataforma consolidada foi possível graças ao financiamento da Cooperação Suíça para o Desenvolvimento.

Com informações da ONU Meio Ambiente