O que é sustentabilidade afinal?
Sustentabilidade é um termo utilizado na atualidade para designar um estado de equilíbrio entre as atividades humanas e o meio ambiente. Em outras palavras, consiste no desenvolvimento pleno do homem em harmonia com a natureza.
Essa condição, para existir, pressupõe a manutenção permanente dos recursos naturais, assim como a equidade social e o crescimento econômico dentro de limites. Ela permite assegurar a sobrevivência dos homens e das demais espécies.
O objetivo central da sustentabilidade é preservar a capacidade de auto reprodução do sistema para que ela atenda às necessidades das atuais e futuras gerações. Também, possibilitar a melhoria de vida das populações.
Ela é alcançada através de um conjunto de atitudes sustentáveis como, por exemplo, o uso racional da água, a reciclagem, a agricultura orgânica, o uso de energias renováveis, dentre outras.
Pode ser implementada em diversos ambientes: pequenas comunidades, cidades pequenas e médias, grandes metrópoles, países ou até mesmo no planeta como um todo.
A sustentabilidade, em suma, busca uma situação de “estabilidade” entre o homem e o meio ambiente. Isto é, respeita a capacidade de carga da natureza e permite o desenvolvimento sustentável da humanidade.
Como surgiu o termo sustentabilidade?
O termo sustentabilidade tem origem na palavra alemã nachhaltigkeit, cunhada no século XVI para expressar uma preocupação com a conservação das florestas europeias. Nesse período, estavam sendo devastadas para suprir de madeira a indústria náutica e as casas de fundição de metais.
Seu primeiro conceito estratégico surgiu no século XVIII, no tratado sobre o uso sustentável da madeira de Hans Carl von Carlowitz. Este engenheiro defendia retirar somente o necessário para que as florestam pudessem se regenerar e se manter continuamente.
A noção de sustentabilidade, até meados do século XX, permaneceu centrada na área florestal. Entretanto, depois da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano (1972) e após a publicação do Relatório de Burdtland, sua definição foi ampliada.
Foram incorporados os aspectos social e econômico e a preocupação com todas as formas de vida animal. Hoje, a sustentabilidade é um conceito sistêmico que engloba as questões ambiental, social, econômica e suas inter-relações.
O tripé da sustentabilidade
Podemos dizer que a sustentabilidade tem três pilares: a proteção ambiental, o desenvolvimento econômico e a equidade social. Seu objetivo é harmonizar as atividades econômicas e sociais com o meio ambiente de modo a manter os recursos naturais disponíveis para a sobrevivência dos homens e das demais espécies continuamente.
Ela preconiza modos de produção o menos agressivo possível à natureza, respeitando sua capacidade de carga. Além disso, defende modelos de desenvolvimento que levem a distribuição equitativa da renda, diminuindo as disparidades sociais e melhorando as condições de vida das populações.
Os tipos de sustentabilidade
Sustentabilidade ambiental
A sustentabilidade ambiental considera a natureza como a base fundamental sobre a qual se assenta a espécie humana. Preocupa-se com os impactos das atividades antrópicas sobre o meio ambiente e defende a utilização do potencial encontrado nos diversos ecossistemas, mantendo níveis mínimos de deterioração.
Sustentabilidade econômica
A sustentabilidade econômica é a manutenção de capital natural, condição necessária para não haver decrescimento econômico. Seu propósito é a criação de empreendimentos viáveis, atraentes para os investidores, sem deteriorar o meio ambiente.
Sustentabilidade social
A sustentabilidade social dá ênfase a presença do ser humano na ecosfera e preocupa-se com seu bem-estar, sua condição e com os meios que este utiliza para melhorar sua qualidade de vida. Isto é, defende um processo de desenvolvimento que leve a um crescimento estável da distribuição equitativa da renda, gerando diminuição das disparidades sociais e melhoria das condições de vida das populações.
Sustentabilidade empresarial
A sustentabilidade empresarial é o conjunto de ações adotadas por empresas com vistas a reduzir impactos ambientais e promover desenvolvimento social. Essas práticas são implementadas com programas de responsabilidade socioambiental e processos produtivos mais limpos, ou seja, menos poluentes.
Por que sustentabilidade?
A sustentabilidade é fundamental para evitar que os recursos naturais se esgotem por completo em nossa sociedade, permitindo que as gerações atuais e futuras possam usufruir desse bem em sua plenitude.
Deve ser incorporada urgentemente em todo o sistema produtivo e em nosso estilo de vida a fim de diminuir os efeitos nefastos da poluição e da exploração irracional da natureza.
O aquecimento global, as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade, dentre outros problemas ambientais são provocados pelo homem e ameaçam a nossa sobrevivência.
No futuro próximo, essas alterações na dinâmica do planeta trarão consequências irreversíveis, as quais só poderão ser minimizadas com a adoção da sustentabilidade como modelo de desenvolvimento.
Logo, é preciso abandonar os hábitos consumistas e adotar atitudes sustentáveis, ou seja, em harmonia com a natureza. Cabe a cada um de nós fazer essa escolha.
Exemplos de ações sustentáveis
Todas as nossas ações têm impacto no ambiente em que vivemos. A água que usamos, o lixo que descartamos, os produtos que consumimos, o veículo que usamos para nos deslocar, ou seja, tudo que fazemos contribui ou não para a sustentabilidade do planeta.
Pensando que a somatória de todas as ações individuais criou os problemas ambientais atuais, vemos o quanto é importante adotar novas atitudes que favoreçam a preservação do meio ambiente. Dentre as inúmeras coisas que podemos fazer em prol da sustentabilidade, podemos citar:
- A economia de água;
- A redução do consumo de carne;
- O uso de energia de fontes renováveis;
- A escolha de produtos biodegradáveis;
- O uso de sacolas de pano em vez de sacolas plásticas;
- A compostagem do lixo orgânico domiciliar;
- A coleta seletiva;
- A reciclagem e
- O uso de transporte público e de bicicleta em vez de carro particular.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do site Sustentabilidade no Ar.