sexta-feira, maio 10, 2024
Agenda Verde

Fórum discute Inovação e Sustentabilidade no agronegócio

No próximo dia 24, começará o primeiro Fórum de Inovação e Sustentabilidade para a Competitividade – FISC em Salvador. O evento tem a proposta de levar ao público ideias inovadoras, sustentáveis e que estão dando certo no setor do agronegócio. Ele reunirá lideranças da agropecuária, empresários e produtores rurais que debaterão sobre o desenvolvimento sustentável do segmento.

Segundo Rodrigo Alves, superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), na Bahia, a ideia de realizar o FISC surgiu da necessidade de abrir um canal de diálogo, uma provocação entre o setor produtivo, imprensa e o órgão fiscalizador. Ele afirma que “existe um desafio muito grande de produzir alimentos e, em contrapartida, preservar o meio ambiente.

Rodrigo Alves destaca a importância de se apresentar as boas práticas na relação entre o setor produtivo e o meio ambiente. “A apresentação daquilo que dá certo é uma vertente do que queremos trabalhar na busca de um meio ambiente equilibrado. E tem muita coisa sendo feita corretamente”, acrescenta. 

De acordo com o superintendente, o IBAMA pretende, com essa iniciativa, provocar uma discussão sobre o desenvolvimento sustentável. Além do evento em Salvador, ele diz que vai realizar outros dois em Conquista e Luís Eduardo Magalhães, em 8 e 22 de novembro, respectivamente.

O presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (FAEB), Humberto Miranda, ressalta que a sustentabilidade é de interesse de toda a sociedade, mas de especial interesse ao setor agropecuário. Conforme ele, “a sustentabilidade, em toda a sua essência, econômica social e ambiental, é fundamental para a nossa sobrevivência”. “A gente não pode ser simplista em achar que é só proteger uma florestas ou uma nascente. É uma questão que envolve a sobrevivência humana”, defende. 

O I Fórum de Inovação e Sustentabilidade para a Competitividade é uma realização do jornal Correio, IBAMA e WWI, com o patrocínio da ABAPA, Fazenda Progresso e Suzano S.A e apoio institucional da FIEB e FAEB.

Fonte: Correio e Sympla.