domingo, setembro 15, 2024
Ciência e TecnologiaNotícias

Nova tecnologia extrai água potável do ar em desertos

A escassez de água é um dos grandes problemas enfrentados por pessoas que vivem em áreas áridas. Porém, uma nova tecnologia pretende resolver essa questão de uma maneira muito peculiar: coletando água do ar.

A tecnologia é um filme de gel de baixo custo que extrai água potável da atmosfera. Ela funciona em qualquer lugar, até mesmo em desertos onde a umidade relativa do ar não passa de 15%.

tecnologia extrai água potável do ar em desertos
Filme gel que que extrai água potável da atmosfera. Fonte: Universidade do Texas

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Texas, um quilo do filme de gel tem capacidade de retirar até 6 litros de água por dia em regiões áridas e 13 litros em regiões com 30% de umidade relativa do ar.

A tecnologia foi descrita em um estudo publicado na revista científica Nature Communications. Nele, o principal autor, Youhong Guo, afirma que a vantagem da técnica é retirar água em qualquer lugar do globo.

Youhong disse que tirar água do ar ou “coletar água da atmosfera” não é novidade. Porém, fazer isso em áreas áridas é algo novo, ainda mais sem o uso de energia.

Para conseguir “puxar” a água do ar seco, os pesquisadores mudaram o processo usando diferentes materiais. Um destes materiais é a goma konjac, um pó de um vegetal asiático.

Essa goma possui poros abertos que ajudam a expô-lo ao ar. Quando combinada a diferentes tipos de sal e géis (polímeros), consegue capturar e liberar rapidamente a água quando aquecida.

De acordo com os cientistas, os filmes de polímeros que eles desenvolveram conseguem absorver a água da atmosfera em apenas uma hora e liberá-la em dez minutos.

Devido a sua eficiência, os filmes de géis, se forem ampliados, podem ser usados na irrigação de culturas. Também, podem ser a fonte de água potável em áreas úmidas onde a água encontra-se contaminada.

Guihua Yu, um dos pesquisadores, disse que a tecnologia “pode permitir que milhões de pessoas sem acesso consistente à água potável tenham dispositivos simples de geração de água em casa que possam operar facilmente”.

A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada do Departamento de Defesa dos EUA, instituição que financiou a pesquisa, demonstrou interesse na tecnologia. Esta pretende em usá-la para fazer água para soldados em desertos.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.