segunda-feira, maio 20, 2024
Curiosidades

Lugares que foram “invadidos” pela natureza

Ao longo da história, o homem modificou as paisagens naturais com construções e atividades de todos os gêneros. Algumas delas impactaram seriamente o meio ambiente de modo que este nunca mais se recuperou. Já outras, não trouxeram consequências tão desastrosas, o que permitiu a natureza restabelecer o equilíbrio ecológico com processos adaptativos. A maior parte dos lugares em que isso ocorreu são áreas isoladas. Neles, a vegetação, a fauna e alguns elementos da Terra “invadiram” os ambientes, apoderaram-se deles, formando paisagens impressionantes. Quer conhecer lugares em que isso aconteceu? Vamos mostrar alguns exemplos deles aqui.

Chernobyl, Ucrânia

Chernobyl é uma cidade da Ucrânia onde aconteceu o grande desastre nuclear do ano de 1986. O local foi evacuado e até hoje encontra-se abandonado. Os grandes níveis de radiação lançados no dia do acidente ainda se fazem sentir até a atualidade, mas a vegetação continua a se desenvolver e animais permanecem habitando o lugar. Um deles é uma espécie rara de cavalo selvagem, chamada de Przewalski, a qual anda pela região em pequenos grupos.

Vegetação cresce em Chernobyl
Vegetação cresce em Chernobyl. Foto: Star Inside.
Espécie rara de cavalo selvagem em Chernobyl.
Espécie rara de cavalo selvagem em Chernobyl. Foto: Star Inside.
Templo Angkor Wat, Camboja

O Templo Angkor Wat, é um santuário situado no Cambodja. Ele é considerado um dos maiores templos religiosos já construídos e um dos tesouros arqueológicos mais importantes do mundo. Foi declarado, pela UNESCO, Patrimônio da Humanidade em 1992. Durante séculos, as árvores circundantes cresceram em meio ao local sagrado. Este templo budista é agora uma obra de arte transformada pela natureza através das raízes que cercam todo o ambiente.

Natureza invade tempo budista
Árvores crescem em meio ao templo budista. Foto: Star Inside.
Árvores crescem em meio ao templo budista.
Árvores crescem em meio ao templo budista. Foto: Star Inside.
Okunoshima, Japão

É uma ilha japonesa conhecida como ‘Ilha dos Coelhos’. Esse lugar serviu como local de testes para as armas químicas na Segunda Guerra Mundial e vários animais foram usados como cobaias. Um dos bichos mais usados foi o coelho. Conta-se que, quando a guerra acabou, esses animais teriam sido libertados. Desde então, apossaram-se do lugar e hoje podem ser encontrados nas estradas, nas florestas, em edifícios, em praticamente qualquer parte da ilha.

Coelhos invadem ilha Okunoshima
Coelhos invadem ilha Okunoshima. Foto: Star Inside.
natureza invadem ilha Okunoshima.
Coelhos invadem ilha Okunoshima. Foto: Star Inside.
Kolmanskop, Namíbia

Kolmanskop é uma cidade situada no deserto Namíbia. Ela foi erguida por volta de 1908 e tinha como principal fonte de renda a exploração de diamantes por parte dos alemães. Contudo, em 1954, o local foi abandonado após desaparecimento de diamantes e outros minérios. Atualmente, tudo o que resta são as casas construídas no meio do deserto. A areia começou a invadir o local e as casas foram desgastadas pelos ventos e tomadas pelas dunas.

Areias do deserto da Namíbia invadem casas. Foto: Star Inside.
natureza invade casas na Namíbia
Areias do deserto da Namíbia invadem casas. Foto: Star Inside.
SS Ayrfield, Homebush Bay, Austrália

SS Ayrfield é um navio abandonado que ficou conhecido como a ‘floresta flutuante’. Ele fica “atracado” na Baía de Homebush Bay, na costa de Sydney, e abriga um ecossistema ímpar. Ele tornou-se uma referência do lugar devido à exuberante beleza da natureza a bordo. Dizem que a densa vegetação no SS Ayrfield é o resultado de mais de 40 anos de crescimento de um manguezal. Deixada em Homebush Bay por volta de 1972, essa relíquia da guerra passou a compor a paisagem do lugar e tornou-se parada obrigatória para visitantes curiosos.

natureza invade navio
Navio abandonado coberto de vegetação. Foto: Star Inside.

Navio abandonado coberto de vegetação. Foto: Star Inside.
Navio abandonado coberto de vegetação. Foto: Star Inside.

As informações são da STARS INSIDE.