Ideias de design que deixam a cidade mais sustentável
A busca por um planeta mais sustentável vem desafiando profissionais de design de todo mundo a repensar maneiras de transformar espaços urbanos, sem muita utilidade, em locais agradáveis, úteis e condizentes com a preservação do meio ambiente. Muitas ideias criativas têm surgido e elas procuram aliar natureza e tecnologia a fim de trazer conforto, bem-estar e alguns serviços essenciais aos cidadãos. Quer conhecer algumas delas? Nós separamos alguns exemplos para te mostrar aqui. Quem sabe você não se inspira e tenta reproduzi-las na sua casa, comunidade, cidade.
Paredes Verdes
Uma ideia para deixar a cidade mais sustentável é a instalação de paredes verdes em casas e edifícios. Não se trata do uso de plantas trepadeiras que crescem e ocupam as paredes, mas sim de jardins verticais que são instalados em estruturas pré-moldadas. Estas estruturas têm forma de prateleiras que são ocupadas por centenas de plantas em pequenos jarros. Esses vegetais crescem e criam uma linda paisagem. Eles também capturam dióxido de carbono do ar, o que ajuda no combate ao aquecimento global.
Pontos de acesso wifi ecológicos
Os pontos de acesso wifi ecológicos são uma ótima opção de design para transformar espaços públicos em locais úteis e sustentáveis. Eles são construídos com materiais recicláveis e possuem um teto coberto com vegetação que gera uma sombra agradável. Dispõem de cadeiras para as pessoas se sentarem e relaxarem, assim como de internet de qualidade para ser utilizada de forma gratuita. Estes pontos favorecem o ambiente urbano, pois dá um fim útil a espaços muitas vezes inutilizados. Além disso, beneficiam as pessoas, fornecendo um serviço essencial que muitos não têm condição de pagar.
Pontos públicos de carregamento de bateria gratuitos
Uma ideia de design também interessante para deixar a cidade mais sustentável é a criação de pontos públicos de carregamento de bateria gratuitos. Todo mundo, alguma vez na vida, já ficou sem bateria no celular em um momento inoportuno e nada melhor do que encontrar um local para recarregá-lo. Já existem diversos pontos de carregamento no mundo, mas a maioria fica em aeroportos ou lugares privados. A ideia deste ponto é ser democrático, ou seja, localizado em áreas públicas e ser mantido por energia de fonte renováveis. Neles, são instalados placas solares para que seja disponibilizada energia limpa, ininterrupta e gratuita.
Fontes de água potável gratuitas
Outra ideia interessante de sustentabilidade nas cidades é a instalação de fontes de água potável gratuitas. A água é um serviço essencial para a humanidade, mas nem todos têm acesso a ela. Dentro dos grandes centros urbanos, a água que sai da torneira costuma ser de baixa qualidade, forçando as pessoas a comprarem garrafas de água mineral que, na sua maioria, vêm armazenada em embalagens plásticas. Isso gera pilhas de plástico que poluem o meio ambiente. Sendo assim, ao construir fontes de água gratuita, está evitando a geração de resíduos e democratizando o acesso à água de qualidade.
Banco pomar
Um design curioso para usar em áreas públicas e deixar as cidades mais sustentáveis são os bancos pomares. Trata-se de um tipo de assento que possui, ao seu redor, espaços vazios (“buracos”) onde são inseridos mudas de plantas que crescem e deixam o espaço mais verde. Ele é ótimo para decorar calçadas.
Bancos protetores de árvores
O banco protetor de árvore também é uma boa opção para compor espaços públicos em consonância com a preservação do meio ambiente. É um tipo de assento construído em torno de uma árvore. Ele serve tanto para proteger o vegetal quanto proporcionar lugares para as pessoas se sentarem e relaxarem. O mais interessante é que esse modelo de design permite que o vegetal se desenvolva naturalmente e crie, com o decorrer do tempo, sombra sobre o próprio banco.
Hortas urbanas cultivadas em áreas públicas
As hortas urbanas cultivadas em áreas públicas também são uma ótima opção para buscar a sustentabilidade nos centros urbanos. Elas fazem brotar pontos verdes em locais que estavam vazios e abandonados, cheios de mato e com acúmulo de lixo. Deixam a cidade mais bonita e ainda contribuem facilitando a distribuição dos alimentos nas cidades. Elas também diminuem o consumo de agrotóxicos e resgatam o contato da comunidade com a natureza.