Extensão de navegador informa se produto é sustentável enquanto você compra
Fazer compras na internet é uma facilidade que as tecnologias trouxeram para o nosso dia a dia. Embora seja prático, ele não contribui para um consumo mais consciente, pois nem sempre fornece, na descrição, todas as informações sobre o produto.
Para ajudar o consumidor a escolher produtos alinhados à sustentabilidade com rapidez , a empresa Finch desenvolveu uma extensão gratuita para navegador de internet que informa, em tempo real, o “impacto socioambiental” dos produtos pesquisados pelo consumidor durante as compras.
A extensão é um algoritmo que funciona no Google Chrome. Ele “avalia” diversos aspectos dos produtos como ingredientes utilizados, consumo de água, tratamento humano, dentre outros. Depois, classifica esses produtos numa escala de 1 a 10 pontos que indica o maior ou menor grau de sustentabilidade.
Para gerar essa pontuação, o algoritmo analisa dados de mais de 250 fontes e leva em consideração seis “fatores”: o clima, a água, o bem-estar humano, os ecossistemas, os resíduos e a pegada de matérias-primas. A ferramenta também utiliza a avaliação dos produtos pelos clientes nos cálculos.
Nessa metodologia, os produtos classificados entre 0 e 3,4 são aqueles danosos aos usuários, aos trabalhadores da cadeia de suprimentos e ao ambiente. São simbolizados com a cor vermelha. Os pontuados entre 3,5 e 6,4, são considerados nem bons, nem ruins (cor amarela). Já os entre 6,5 e 10, são os mais sustentáveis (cor verde).
Segundo a Finch, a extensão, além de categorizar os produtos pelo grau de sustentabilidade, ela também recomenda itens com classificação semelhante ou superior aos que o consumidor pesquisa. Dessa forma, o consumidor consegue fazer uma comparação rápida entre os itens.
Apesar de ser uma ferramenta poderosa para o consumo consciente, a extensão da Finch, infelizmente, só funciona em compras no site da Amazon. A empresa não informou se pretende ampliar sua utilização para outras plataformas de compras.
Atualmente, o dispositivo oferece classificações para mais de 80 produtos comumente comprados, mas esse número cresce a cada dia. Para usá-lo, basta ir no site da Play Store, fazer o download e instalá-lo. Uma vez instalado, funcionará automaticamente enquanto o consumidor compra na Amazon.