Empresa lança barco elétrico feito de materiais recicláveis
A empresa dimarquesa, Sarvo Marine, lançou um barco ecológico que pretende revolucionar a navegação. De nome Sarvo 37, ele é movido a energia elétrica e feito com materiais recicláveis.
Com onze metros de comprimento, o Sarvo 37 possui um sistema de bateria que é totalmente recarregável em apenas uma hora. Para se ter um ideia, com uma única carga, é possível viajar até 185 quilômetros com ele.
Também, tem um motor leve e silencioso que permite atingir velocidades máximas de 130 km por hora e um casco, em forma de navalha, que corta as ondas do mar como um navio de guerra.
Além de ser elétrico e veloz, o Sarvo 37 é feito de materiais sustentáveis. O seu casco é composto por 60% de alumínio reciclado. Este casco oferece mais resistência que um casco de fibra de vidro. Ele requer pouca manutenção, pois não enferruja e não precisa de polimento ou enceramento.
Além do casco, o piso, a mesa e o deck do barco são feitos de madeira sintética, constituída por 80% de materiais reciclados, incluindo resíduos de plástico removidos do oceano. Os assentos são de couro sintético resistente às intempéries.
Outro aspecto sustentável do Sarvo 37 é que tem pouquíssimas peças móveis no seu sistema de propulsão. Isso evita com que haja periódica substituição de peças e descarte delas no lixo. Motor de arranque, bombinas de ingnição, injetores e bombas de combustível, por exemplo, não existem nele.
No quesito iluminação, ele também é ecológico, pois utiliza lâmpadas LED ajustáveis em cor e intensidade que consomem menos energia e são mais duráveis. E ainda tem armazenamento de energia na cabeceira da cama e uma entrada USB que permite o carregamento de aparelhos eletrônicos.
Esse barco ainda tem uma bateria auxiliar de emergência caso a bateria principal tenha se esgotado completamente. Essa bateria pode ser conectada manualmente pelo condutor para que o barco não fique sem energia acidentalmente.
Em suma, o Sarvo 37 é um barco que une eficiência energética e sustentabilidade. A Fabricante, Sarvo Marine, informou que primeira unidade ainda está sendo construída. A previsão é que esteja pronta em Maio deste ano.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do site Sustentabilidade no Ar sem autorização prévia e expressa da equipe do site.