domingo, setembro 15, 2024
Ciência e Tecnologia

Empresa cria sabonete que limpa água dos rios

Em várias partes do mundo, existe o costume de se lavar as roupas nas margens dos rios. Embora essa tradição seja reproduzida por gerações, ela traz consigo um péssimo problema ao meio ambiente: a contaminação dos corpos d’água.

Quando as pessoas lavam suas vestes com o sabão comum, este libera partículas que poluem a água. Como essa água poluída é consumida pelas comunidades, há a ocorrência de doenças como infecções estomacais.

Mulheres indo lavar roupas em rio do Peru

Para reverter problemas de saúde como esse e evitar a poluição das águas pelo uso do sabão, a empresa de água mineral do Peru, Andea, desenvolveu o AWA, um sabonete que consegue despoluir os rios e melhorar a qualidade da água.

O AWA possui microrganismos que se alimentam de poluentes dos rios. Estes organismos tem função probiótica e conseguem descontaminar a água em até 75% durante o processo de lavagem das roupas.

Sabonete AWA

Os pesquisadores da Andea levaram dois anos para criar o AWA. Eles investigaram diversos microrganismos até encontrar um que capturasse poluentes na água. Assim que o encontrou, introduziram-no sabão.

“Colocamos esses microrganismos em barras de sabão… Intervimos na fórmula do sabonete para torná-lo amigo do ambiente e para que o sabonete possa alojar adequadamente os nossos probióticos, sem os danificar ou reduzir a sua eficácia. Depois de vários testes, conseguimos converter um sabão comum em um produto para descontaminar a água do rio”.

Mulheres lavando roupas com o sabonete AWA

Os criadores do AWA acreditam que esse sabonete ecológico transformará o costume ancestral de lavar roupas, que é poluente, em uma rede de descontaminação sistemática e autônoma que beneficiará milhões de pessoas que coletam água de fontes não tratadas.

A Andea disponibilizou a fórmula do AWA para governos, organizações sem fins lucrativos, empresas sociais e fabricantes de sabão. Com a iniciativa, a empresa espera alcançar o maior número possível de pessoas que lavam roupas em rios e, assim, evitar a sua poluição.


É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do site Sustentabilidade no Ar sem autorização prévia e expressa da equipe do site.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.