quinta-feira, maio 2, 2024
Sustentabilidade

Aprenda a fazer amaciante ecológico em casa

Os amaciantes industrializados são produtos de limpeza largamente utilizados pela população mundial para deixar as roupas mais macias e perfumadas após a lavagem. Contudo, são altamente prejudiciais ao meio ambiente. Eles tem em sua composição uma substância nociva chamada sais quaternários de amônio que libera nitrogênio amoniacal em meio aquoso. Quando descartado diretamente nos rios, lagos e mares, prejudica severamente a vida de plantas e animais aquáticos.

Além de trazer danos ambientais, os amaciantes industriais também são prejudiciais à saúde humana. Eles podem desencadear alergias, irritação nos olhos, problemas respiratórios e reações na peles. Segundo a revista Scientific American, boa parte dos amaciantes industrializados possuem ingredientes tóxicos como acetato de benzila, álcool benzílico, etanol, limoneno e clorofórmio. Essas substâncias estimulam o aparecimento do câncer e de doenças do sistema nervoso.

Devido aos impactos negativos que o uso de amaciantes industriais causam nos ecossistemas aquáticos e na saúde humana, muitas pessoas começaram a procurar fórmulas mais ecológicas desse produto. Algumas empresas, pensando em atender essa demanda, desenvolveram versões sustentáveis de amaciantes. Essas versões são biodegradáveis, sem corantes, sem conservantes ou qualquer produto químico prejudicial à natureza e ao homem. Elas podem ser facilmente adquiridas pela internet.

Entretanto, é possível fazer seu próprio amaciante ecológico em casa. Ele é fácil de fazer, barato, rende bastante e ainda deixa as roupas perfumadas e macias. O principal ingrediente que leva é o vinagre de álcool, o qual pode ser usado sozinho ou misturado a outros componentes para intensificar seu efeito. Ele não deixa as roupas com mal cheiro, dá maciez e também preserva as cores e os tecidos por mais tempo. É uma ótima alternativa aos amaciantes industriais.

Para ajudarmos você a fazer seu amaciante ecológico em casa, nós separamos duas receitas simples. Confira o passo a passo de como prepará-las:

Receita 1
amaciante ecológico

Ingredientes

1 litro de vinagre branco de álcool
3 ramos de alecrim fresco ou 10 colheres sopa de alecrim seco

Modo de preparo

Coloque o vinagre e o alecrim em um recipiente plástico ou de vidro fechado. Deixe descansar por duas semanas, tempo necessário para que o amaciante absorva o aroma do alecrim e perca o cheiro ácido do vinagre. Depois, coe para que só fique o líquido. Descarte os ramos e as folhas. O líquido restante é o seu amaciante ecológico que já pode ser usado do mesmo jeito que os industriais, inclusive na máquina de lavar.

Receita 2

Ingredientes

2 colheres de sopa de leite de rosas
50 ml de vinagre branco de álcool
3 colheres de sopa de glicerina
1 Sabão de coco pequeno ou algum sabonete de sua preferência
Água

Modo de preparo

Ferva em 1 litro de água o sabão ralado numa panela até que ele dissolva. Depois, acrescente mais 3 litros de água, a glicerina e o leite de rosas. Mexa até a mistura ficar homogênea. Deixe esfriar, acrescente o vinagre e coloque nas embalagens. Em seguida, é só aproveitar o seu amaciante caseiro!

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.