segunda-feira, maio 20, 2024
Ciência e TecnologiaEmpreendedorismo

Empresa cria lápis que plantado se transforma em árvore de natal

Os lápis são produtos muito utilizados pela criançada e por adultos em todo o mundo. Embora úteis, eles acabam rápido quando apontados, dando origem ao famoso “toquinho” que geralmente vai para o lixo. Para dar uma função a este resíduo, a empresa, Sprout, lançou o lápis “plantável”.

Trata-se de um lápis que, quando é posto em terra e regado, vira uma planta. Isto porque tem escondido em sua extremidade uma cápsula cheia de sementes. Como essa cápsula é feita de um material a base de plantas, que se degrada rápido, ela permite que as sementes entrem em contato com a terra e germinem.

O lápis "plantável" é possui uma cápsula com sementes na extremidade. Fonte: Sprout
O lápis “plantável” é possui uma cápsula com sementes na extremidade. Fonte: Sprout

O utensílio é feito de madeira colhida de forma sustentável, com um núcleo de escrita constituído por grafite 100% natural e não tóxico. Por não possuir qualquer componente tóxico, não contamina o ambiente e ainda vira adubo com a sua decomposição.

A ideia do lápis “plantável” surgiu de alunos do Massachussets Institute of Technology – MIT, uma universidade estadunidense voltada à pesquisa e inovação. O grupo de estudantes o desenvolveu em 2013 após receber o desafio “desenhar um utensílio de escritório sustentável do amanhã”.

Desde que o produto foi lançado no mercado, a Sprout já vendeu mais de 30 milhões de unidades. De acordo com essa empresa, o lápis com sementes já foi comercializado em mais de 80 países, incluindo Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos.

Lápis ecológico já foi vendido em mais de 80 países. Fonte: Sprout

Hoje, a companhia produz lápis com onze tipos de sementes que dão origem a pés de tomate-cereja, de tomilho, de chia, de girassol, de manjericão e até árvore de natal. A Sprout informou que o cliente pode escolhe o tipo de semente que quer no lápis, assim como personalizá-lo com frases na madeira se desejar.

Além do lápis de escrever, a Sprout também lançou dois tipos de delineador de olhos e uma caneta para sobrancelhas com o mesmo princípio. Estes produtos de maquiagem possuem igualmente sementes que, ao plantadas, geram flores silvestres amigáveis às abelhas.

Lápis "plantável" dá origem a pé de manjericão . Fonte: Sprout
Lápis “plantável” dá origem a pé de manjericão . Fonte: Sprout

Os dirigentes da Sprout acreditam que soluções inovadoras como os lápis “plantáveis” são o caminho para a mudança verde que o mundo precisa. Para eles, seus produtos estão em consonância com as necessidades do globo e contribuem com a sustentabilidade do planeta.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.