Conheça a piscina feita de contêineres reciclados
A reciclagem de contêineres é uma tendência que chegou para ficar no mundo da construção. Com grande versatilidade, esse produto muito descartado em alguns países, já deu origem a escritórios, dormitórios e até mesmo casas e prédios. Porém, as possibilidades de seu uso não terminaram aí.
Recentemente, contêineres jogados no lixo foram convertidos em piscinas de quintal portáteis. O seu inventor, o empresário Paul Rathnam, afirma que é relativamente fácil construir e instalar as piscinas, assim como modificar sua estrutura com alguns recursos.
Rathnam fabrica piscinas com contêineres de transporte que trazem mercadoria da China para a América do Norte e não mais retornam. Ele adquire os recipientes que estão mais limpos e sem amassados possível e depois os corta na forma e tamanho personalizados.
Esse tamanho pode ser alargado por soldagem com algumas sobras de aço. Rathnam disse que já construiu piscinas com borda infinita, com janelas laterais e com banheira de hidromassagem acoplada e as instalou tanto no solo como acima dele.
Paul teve a ideia de criar o produto após algumas viagens com sua família à Palm Springs, um local de férias nos Estados Unidos. Nesse lugar, ele se deu conta de que estava pagando por uma estrutura que poderia ter em sua própria casa.
Como já trabalhava com construção civil, reformas e transformação de contêineres em espaços utilizáveis há anos, resolveu convertê-los em piscinas. Então, em 2017, abriu sua fábrica, a ModPools, e passou a comercializar o produto. Hoje, ele é vendido em todo os Estados Unidos e Canadá.
O empresário afirma que a piscina de contêineres não deixa nada a desejar em relação às piscinas residenciais tradicionais que são construídas nos jardins. Segundo ele, seu produto, além de chegar pronto, é instalado em apenas um dia, o que evita transtornos ao cliente. Além disso, tem boa durabilidade (30 anos).
Embora tenha essas vantagens, alguns consumidores tem resistência em adquiri-las, pois a consideram basicamente uma caçamba de lixo. É um estigma que Paul vem tentando combater abordando o conceito de reutilização e de reciclagem na construção novos designers.
Apesar do estigma, o dono da ModPools disse que a procura pela piscina de contêineres cresceu, principalmente durante a pandemia. Atualmente, sua fábrica, que foi ampliada pelo aumento da demanda, está com cerca de 150 unidades em construção.