sexta-feira, maio 17, 2024
Arquitetura e decoração

Conheça a casa sustentável impressa em 3D com argila

A Startup italina World’s Advanced Saving Project (WASP) desenvolveu uma casa sustentável que é construída com tecnologia de impressão 3D e materiais recicláveis e reutilizáveis. Ela tem a forma de uma cabana e custa menos que um iphone.

Casa sustentável impressa em 3D com argila.
Casa sustentável impressa em 3D. Foto. 3dwasp.

A casa, batizada como o nome “Tecla”, é edificada por várias impressoras colaborativas de 12 metros de altura, presas a um guindaste. É utilizado, na sua construção, concreto para a fundação e uma mistura de argila, areira, lodo, palha e casca de arroz para as demais áreas. O telhado é feito com madeira.

As impressoras utilizam a técnica da vespa do oleiro para construir a casa, ou seja, depositam camadas sucessivas de lama até atingir a altura desejada. A primeira unidade foi construída na Itália e levou dez dias para ficar pronta.

Impressoras de 12 metros construindo a casa.
Impressoras de 12 metros construindo a casa. Foto. 3dwasp.

Essas casas sustentáveis foram projetadas para serem resistentes a qualquer tipo de clima, podendo ser adaptada a diversos ambientes. Elas conseguem manter temperaturas equilibradas em seu interior, não precisando, portanto, de ar condicionado ou sistema de aquecimento.

Também foram desenvolvidas para não gerar lixo. A habitação é construída com materiais totalmente reutilizáveis e recicláveis, retirados do terreno em que está situada. A argila é o componente mais usado.

Interior da casa sustentável impressa em 3D
Interior da casa sustentável impressa em 3D. Foto. 3dwasp.

A casa impressa em 3D da WASP foi criada para atender a uma demanda de habitação a baixo custo. Segundo os profissionais envolvidos, ela é uma resposta para questões sociais emergentes como o aumento exponencial da população e a falta de acomodações a preços acessíveis

O custo inicial para a nova habitação está em torno de 1000 dólares. A casa ainda não está sendo vendida, mas a empresa está avaliando formas para entrar no mercado da construção. A previsão do seu lançamento é o início de 2020.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.