domingo, setembro 15, 2024
Sustentabilidade

Aeroporto de Salvador é apontado como o mais sustentável do Brasil

O Aeroporto de Salvador, integrante da rede VINCI Airports, acaba de ser reconhecido como o “Aeródromo Mais Sustentável do Brasil em 2019″ em avaliação inédita da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O levantamento “Aeródromos Sustentáveis” mapeou práticas voltadas para a gestão ambiental nos aeroportos do país e contou com a participação voluntária das instituições.

Nesse mapeamento, foram levados em conta 36 indicadores, entre eles gestão hídrica, energia elétrica, resíduos, mudanças climáticas, emissões atmosféricas, ruídos, solo, fauna e flora bem como educação ambiental e gestão organizacional. O Aeroporto da capital baiana atendeu a 33 dos 36 quesitos avaliados e registrou pontuação de 88,85%, sendo considerado como tendo ações sustentáveis em nível avançado.

Tal conquista é resultado da adesão do Aeroporto de Salvador ao programa ambiental da VINCI Airports, o Air Pact. Desde que foi integrado ao programa, o aeroporto conseguiu coletar, classificar e dar a destinação adequada a 100% dos resíduos gerados, implantou um sistema de reuso das águas em vasos sanitários e torres de resfriamento, substituiu as lâmpadas convencionais por de LED, desenvolveu o gerenciamento de risco da fauna e obteve a Certificação de Acreditação em Carbono (ACA) em segundo nível.

Leia também: Extreme E plantará um milhão de manguezais no Senegal

Todas essas ações, ao colocar a sustentabilidade no coração do modelo aeroportuário, antecipam a mobilidade do futuro, que será mais sustentável e tecnológica. O Aeroporto de Salvador continuará avançando com outros grandes projetos sustentáveis como uma usina solar com 4,2 MW de potência que será inaugurada em breve.

O reconhecimento, no projeto “Aeródromos Sustentáveis”, soma-se a outras conquistas do Terminal nessa área. O Aeroporto é reconhecido como “aeroporto verde” pelo Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe (ACI – LAC) e conquistou as Certificações de Acreditação em Carbono (ACA) tanto no primeiro como no segundo nível.

Fonte: Salvador Airport Bahia