domingo, setembro 15, 2024
Animais ameaçados

Novos tigres avistados na Tailândia reacendem a esperança de recuperação da espécie

Armadilhas fotográficas, instaladas na região Oeste da Tailândia, registraram fotos de novos tigres no país pela primeira vez em quatro anos. As imagens foram capturadas pelas câmeras do programa de monitoramento da fauna silvestre, mantido pelo Departamento de Parques Nacionais, Conservação da Vida Selvagem e Vegetal da Tailândia (DNP), pelo Grupo Panthera e pela Sociedade Zoológica de Londres (ZSL).

As fotos e vídeos foram tiradas em Fevereiro e Março desse ano, mas só foram divulgados em Julho para coincidir com o aniversário de 10 anos do Dia Mundial do Tigre. As imagens mostram três tigres machos vagando à noite pela floresta e, em um ponto da filmagem, um deles olha diretamente para uma das armadilhas fotográficas.

A detecção de novos tigres nas florestas da Tailândia aumentou a esperança dos conservacionistas sobre uma possível recuperação da espécie na natureza. O Chefe da Divisão de Pesquisa em Vida Selvagem do DNP, Dr. Saksit Simcharoen, disse que “esses avistamentos são extremamente encorajadores quanto ao futuro dos tigres em nosso país e mais além”.

Os tigres são felinos considerados em perigo de extinção pela União Internacional para Conservação da Natureza. Essa espécie teve sua população diminuída de 100.000 para 3.900 indivíduos em um século conforme dados da Panthera. Em diversos lugares, como o sul da China, Camboja, Laos PDR, Vietnã e grande parte de Mianmara, a espécie simplesmente desapareceu.

Tigres vagando a noite na Tailândia
Tigres vagando a noite na Tailândia

Estima-se que existam, hoje, cerca de 160 tigres indochineses em estado selvagem na Tailândia. A população total pode ser de apenas 350 indivíduos, de acordo com o World Wildlife Fund – WWF. A maior ameaça à sobrevivência dos tigres é a caça furtiva para o comércio ilegal. Sua pele e seus ossos são muito procuradas no mercado de medicina tradicional.

A Tailândia tem a segunda maior população reprodutiva de tigre Indochina do mundo. Entretanto, é um centro de tráfico de produtos ilícitos da vida selvagem. Para proteger os tigres da caça furtiva, o governo tailandês lançou um plano para aumentar o número de membros da espécie em 50% até 2022, com algum sucesso.

Tigres vagando a noite na Tailândia

Acredita-se que a identificação de novos tigres em novas áreas sejam resultado da implementação de medidas conservacionistas desse plano. Kritsana Kaewplang, diretora do Grupo Panthera na Tailândia, disse que “os avistamentos recentes do animal significam que a Tailândia está no caminho certo tentando preservar os tigres e suas presas”.

De acordo com o cientista-chefe da Panthera e diretor do programa Tiger, Dr. Goodrich, as detecções “desses tigres em novas áreas sugerem que há habitat e presas adequados para essa população pequena, mas significativa. Tudo isso para dizer que nossos esforços de conservação colaborativos estão valendo a pena no momento em que a espécie mais precisa.”

Guardas florestais e parceiros da Panthera e da ZSL estão monitorando intensamente a região para determinar se esses animais estão estabelecendo territórios. Kritsana informou que “O próximo passo importante é… tentar fazer com que as rotas de conexão de cada área florestal sejam acomodadas para que os tigres vaguem com segurança.”

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.