Mexicano cria pavimento que se repara quando exposto à água da chuva
Um estudante mexicano da Universidade Autónoma de Coahuila criou um tipo de pavimento que se repara quando exposto à água da chuva. Ela é composta de pneus reciclados combinados a uma massa de vidraceiro com vários outros aditivos.
O produto forma uma massa de silicatos de cálcio que preenche qualquer rachadura quando entra em contato com a água. Isso impede que as estradas se desintegrem rapidamente a medida que são expostas às intempéries.
Antonio Briseño Carmona desenvolveu o pavimento autorreparador para solucionar o problema da degradação das rodovias causado pelas fortes chuvas. Seu objetivo é substituir as atuais estradas de asfalto do México por outras com o material que ele criou.
O inventor disse que “atualmente, já existem pavimentos que se regeneram – mas nenhum usa a água como meio de regeneração … muito menos fabricado com pneus”.
Segundo Carmona, os danos nos pavimentos são causados pela filtragem da chuva na base deles, o que os enfraquece, criando subsidência. Ele acrescenta que foi a partir dessa observação “que nasceu a ideia de transformar o maior agente de degradação em um agente de recuperação”.
A inovação de Antonio Carmona ganhou o concurso internacional James Dyson Award 2019 e foi patenteada em Abril desse ano sob o nome de Paflec. A fórmula é mais barata que as convencionais e aguarda uma certificação nacional para ser utilizada no país.
Carmona quer tornar realidade a construção de estradas com seu pavimento autorreparador. Ele planeja iniciar sua própria empresa para implementar sua ideia inovadora.