Árvore jorra água uma vez por ano na Europa
As árvores são essenciais à vida no planeta. Elas produzem parte do oxigênio que respiramos, fornecem alimentos, oferecem abrigo e sombra para inúmeras espécies, protegem os solos da erosão, contribuem com a preservação de rios, lagos e igarapés e ajudam na regulação da temperatura.
Estima-se que existam cerca de 3 trilhões de árvores no mundo e 73 mil espécies delas. No entanto, somente uma delas produz um efeito um tanto inusitado que é jorrar água pelo tronco. É isso mesmo que você está lendo: Jorrar água. O fenômeno é considerado milagroso por muitos moradores.
Encontrada na aldeia de Dinoša, em Montenegro, um país do sudeste europeu, a árvore que jorra água é apenas uma amoreira que tem entre 100 a 150 anos. Esta, segundo informações de moradores locais, começou a verter água a partir do ano de 1990. Desde então, vem fazendo isso um a dois dias por ano.
Apesar de parecer milagroso, o fenômeno raro é considerado natural. Ele acontece porque a amoreira fica em cima de uma fonte de água subterrânea, inundada pelas chuvas de inverno. Devido à pressão abaixo do solo, essa água sobe pelas cavidades ocas do tronco e jorra para fora com bastante força, como se estivesse sendo bombeada.
Dessa forma, a amoreira “cria” uma pequena queda d’água de 1,5 metros, a qual chama a atenção de muitos curiosos. O mais surpreendente é que a árvore, apesar de ser inundada no solo e ter a água passando pelo seu tronco, continua viva, presenteando a todos com esse espetáculo raro todos os anos.
Assista ao fenômeno da árvore jorrar água pelo tronco: