domingo, setembro 15, 2024
Sustentabilidade

Veneza disponibiliza mapa de bebedouros para reduzir uso de garrafas plásticas

Veneza é um destino turístico muito procurado na Itália. Embora tenha apenas 50 mil habitantes, essa cidade chega a receber 5,5 milhões de visitantes anualmente, os quais geram muito lixo. Segundo a Prefeitura local, os turistas, a depender a da época, são responsáveis por 40% da produção de resíduos na localidade.

Preocupados com impacto ambiental desse lixo, que é jogado nas ruas e canais da cidade, autoridades de Veneza estão pedindo aos turistas e moradores que bebam água nos bebedouros da cidade ao invés de comprarem água engarrafada em embalagens plásticas de uso único.

Para incentivar os visitantes e moradores a consumirem água de fontes públicas, a Prefeitura de Veneza está disponibilizando um mapa que mostra os 126 bebedouros públicos espalhados pela cidade. A água dessas fontes são potáveis e muitas delas são adornadas por verdadeiras obras de arte.

mapa de bebedouros
Mapa indica os bebedouros de água potável que existem em Veneza. Foto: Divulgação/Venice Tap Water

De acordo com o Arquiteto da Prefeitura de Veneza, Alberto Chinellato, os bebedouros de água potável da cidade estão bem distribuídos geograficamente. Cálculos do conselho municipal, mostram que existe uma fonte de água disponível a cada 100 metros.

Essa boa distribuição permite que os turistas não precisem se deslocar grandes distâncias para acessar as fontes, o que é uma vantagem. E o fato de fornecerem água de qualidade gratuita é mais um incentivo para convencer os visitantes de usá-las.

Veneza tem uma fonte de água potável a cada 100 metros. Foto: Divulgação/Venice Tap Water

Recentemente, uma empresa de distribuição desenvolveu um aplicativo móvel que localiza as fontes de água na cidade de Veneza. Ativando-se o GPS do celular, o aplicativo encontra o bebedouro mais próximo e mostra, ao usuário, a rota para chegar até ele.

Com a distribuição dos mapas e o uso do aplicativo, a Prefeitura de Veneza espera diminuir o consumo de garrafas plásticas e, consequentemente, diminuir a poluição das ruas e canais da cidade por esses produtos. Também, reduzir o impacto ambiental causado pelo transporte dessa mercadoria.