quarta-feira, setembro 18, 2024
Ciência e Tecnologia

Estudo revela que formigas podem substituir pesticidas no combate a pragas

Um estudo recente mostrou que formigas podem ser mais eficazes no combate a pragas nas lavouras do que pesticidas. A pesquisa, que foi publicada na revista Proceedings of Royal Society B, afirma que esses insetos são melhores para matar pragas, reduzir danos às plantas e aumentar o rendimento das colheitas.

Os cientistas chegaram a essa conclusão analisando o comportamento de 30 espécies de formigas, consideradas pragas em todo o mundo, em 17 culturas, incluindo cítricos, manga, maçã e soja. O estudo ocorreu em países como Estados Unidos, Austrália, Reino Unido e Brasil.

No Brasil, foram analisadas 26 espécies de formiga arborícolas, que nidificam em plantas ou no chão e escalam plantas. A partir desse exame, percebeu-se que elas são mais eficazes em sistemas agrícolas diversificados, pois há mais comida e locais de nidificação.

O uso de formigas para controle biológico, embora pouco difundido, não é algo novo. Na China, produtores de citrinos já utilizam esse inseto na agricultura há séculos. No entanto, a comprovação da sua eficácia para combater pragas em estudo científico é um incentivo para seu uso por agricultores.

É preciso salientar que as formigas podem causar danos às plantações se não forem manejadas de forma correta. Para que sejam “amigas” das lavouras, é preciso fornecer as elas fontes alternativas de açúcares para se alimentam. Estas fontes podem ficar no chão, perto de tronco de árvores ou nos galhos desta.

O uso de formigas para controle biológico traz economia ao agricultor, pois tem um custo mais barato que o uso de agroquímicos. Também, traz benefícios à natureza porque evita a contaminação de solos e lençóis freáticos e a morte de abelhas pelo uso de pesticidas.

Para Patrick Milligan, do Laboratório Pringle da Universidade de Nevada, o uso de formigas para controle biológico é uma “opção no conjunto de ferramentas agrícolas que pode permitir que a agricultura se afaste dos pesticidas, os quais realmente danificam as comunidades vizinhas de insetos”.

O uso das formigas para controle de pragas é um método promissor e ambientalmente correto. No entanto, deve ser utilizado com cautela e com o acompanhamento de um profissional especializado.