Estudante cria tecnologia que transforma movimento de pedestres e veículos em energia limpa
O estudante africano, Jeremiah Thoronka, desenvolveu uma tecnologia que pretende revolucionar o setor energético. Ele criou um dispositivo que consegue transformar as vibrações dos veículos e o pisoteio dos pedestres em energia limpa. A invenção rendeu ao jovem o Prêmio Chegg.org Global Student 2021.
Jeremiah desenvolveu o aparelho para ajudar comunidades de Serra Leoa que não têm acesso regular a gás e a eletricidade. Nesse país, boa parte da população queima carvão, lenha e querosene para conseguir iluminação e aquecimento, o que gera poluição, problemas respiratórios e desmatamento.
A dependência das famílias da lenha levou, em Serra Leoa, à destruição das florestas e deixou a nação altamente vulnerável a eventos extremos, como enchentes e deslizamentos de terra. E o uso de geradores de querosene para iluminação tem provocado incêndios residenciais frequentes.
O uso da lenha e do querosene colaboram com o aquecimento global e aceleram as mudanças climáticas, algo que Jeremiah quer combater com sua invenção. O seu invento não polui, utiliza fontes de energia renováveis, não depende do clima e ainda dispensa bateria ou conexão elétrica para funcionar.
O jovem começou a desenvolver a tecnologia ainda no período do colégio, usando materiais de sucata e qualquer coisa que pudesse encontrar localmente. Aos 17 anos, criou dispositivo que consegue transformar as vibrações de veículos e do pisoteio de pedestres em corrente elétrica e fundou a start-up “Optim Energy”.
Com Optim Energy, ele conduziu um programa piloto de sucesso na região de Makawo, parte norte de Serra Leoa, e em Kuntoluh, bairro a leste de Freetown. Usando apenas dois dispositivos, conseguiu fornecer eletricidade gratuita a150 residências e 15 escolas onde frequentam mais de 9.000 alunos.
Jeremiah também criou um segundo produto para sua empresa: a Calculadora Online de Eficiência Energética. Esta calculadora reúne dados domésticos e corporativos para as pessoas gerenciarem melhor suas fontes de energia e entenderem suas necessidades.
Atualmente, Jeremiah está desenvolvendo planos de expansão para o setor de saúde, que precisa de energia para resfriar medicamentos e vacinas e criar luz suficiente para o tratamento de pacientes após o anoitecer. Seu objetivo é criar um novo dispositivo que atenda a demanda de energia desse setor.