domingo, setembro 15, 2024
Animais ameaçados

Baleias Bowhead se recuperam após chegarem à beira da extinção

Cientistas marinhos da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) informaram que as baleias Bowhead, ameaçadas de extinção, estão se recuperando de forma surpreendente. De acordo com eles, a população dessa espécie está se aproximando do número pré-comercial de baleias nas águas dos Estados Unidos.

As baleias Bowhead são animais grandes e rotundos que vivem o ano inteiro em mares árticos e subárticos. São a única espécie de baleia do ártico que possui barbatanas, as quais permitem romper o gelo de até dois metros de espessura, e têm uma camada de gordura com mais de meio metro no corpo.

Alimentam-se de zooplâncton e têm uma temperatura corporal menor que a maioria dos mamíferos. Atingem idades superiores a duzentos anos e são altamente adaptadas a viver em águas cobertas de gelo. O gelo fornece um refúgio contra seu único predador natural: as orcas.


As baleias Bowhead conseguem romper blocos de gelo de até 2 metros de espessura
As baleias Bowhead conseguem romper blocos de gelo de até 2 metros de espessura. Foto: Cryopolitics

A população de baleias Bowhead foi caçada a partir de 1700 por causa de seu óleo, gordura e barabatana, o que levou a quase sua extinção na virada do século XX. Entretanto, no início de 1900, a caça à baleia foi proibida e a população do Ártico ocidental começou a se recuperar.

Esforços de conservação, com colaboração de organizações internacionais, caçadores indígenas, organizações não governamentais e governos nacionais, ajudaram na proteção do animal. Cientistas do NOAA acreditam que o aquecimento das águas também contribuiu com a recuperação da espécie.

Segundo pesquisadores da NOAA, o aumento da temperatura reduziu a camada de gelo do Ártico e acelerou a produção de nutrientes nas águas. Com isso, aumentou a disponibilidade de alimento para as baleias, como o krill e copépodes, e favoreceu a procriação da espécie.

O crescimento rápido da população de baleias Bowhead nas últimas três décadas surpreendeu os estudiosos. Estes esperavam que esses animais, adaptados ao frio, sofressem com o derretimento do gelo marinho. No entanto, eles têm se mostrado resistentes às mudanças no clima.

O NOAA contabilizou recentemente, pelo menos, 16.800 baleias Bowhead no Ártico. Porém, estas ainda seguem ameaçadas pela perfuração de petróleo no Mar de Beaufort e pela pesca comercial devido ao emaranhamento dos animais nos equipamentos.

Até o momento, as mudanças no Ártico favoreceram o crescimento das baleias Bowhead. No entanto, isso pode mudar a medida que o gelo recua, pois expõe os animais a enfrentar competição por comida com outros espécies, assim como ataque de orcas. O destino das baleias Bowhead é incerto.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.