4 resoluções de ano novo que beneficiam você e o planeta
A chegada de um novo ano sempre nos faz refletir sobre nossas vidas. Nós pensamos sobre o que fizemos e sobre o que deveremos fazer para realizar aqueles sonhos que ainda não se concretizaram. Geralmente, neste momento, nossas decisões têm foco apenas no nosso bem-estar, o que é compreensível. Mas que tal expandir essas resoluções para incluir o ambiente, o nosso planeta?
Como todos sabemos, as mudanças climáticas estão em curso e tudo o que fizermos hoje impactará esse fenômeno e, consequentemente, as nossas vidas. Sendo assim, é fundamental que repensemos os nossos hábitos e estabeleçamos metas para ter um modo de vida mais sustentável. Para te ajudar a alcançar esse estilo de vida, separamos quatro atitudes para você incorporar na sua rotina.
Considere o impacto que as suas ações têm no meio ambiente
Todas as nossas ações impactam, de alguma maneira, o ambiente que nos cerca. A roupa que usamos, os alimentos que comemos, o lixo que produzimos podem agravar ou minimizar os problemas ambientais já existentes. Sendo assim, é importante fazer escolhas corretas sobre nosso consumo e modo de viver. Nesse novo ano, identifique hábitos que prejudicam o planeta e os abandone. Adote costumes que evitem a poluição da natureza. Aja com consciência ambiental.
Reduza o consumo de carne
Todos sabemos que a carne é uma das grandes vilãs do aquecimento global. Ela gera desmatamento, consome muita água e outros insumos e ainda provoca a emissão de grande quantidade de carbono na atmosfera. Hoje, a produção de carne é responsável por quase 60% das emissões de carbono do setor de alimentos. Tendo em vista essa realidade, uma das metas que podemos definir para ajudar nosso planeta é reduzir o consumo de carne. Fazendo isso, você irá reduzir muito sua pegada ecológica.
Evite o uso de embalagens descartáveis
As embalagens descartáveis fazem parte da nossa rotina. Elas são práticas para o transporte de comidas e bebidas, mas geram um impacto ambiental enorme na natureza. Feitas, em sua maioria de plástico, levam 500 anos para se decompor e provocam a mortandade de milhares de animais todos os anos. Embora existam versões biodegradáveis, o ideal é evitar seu uso para não gerar mais lixo. Então, que tal nesse ano substituir essas embalagens por recipientes com durabilidade? Beba água em garrafas de metal e não de plástico, faça compras com sacolas de pano, dentre outros. Decida esse ano evitar as embalagens descartáveis.
Passe mais tempo com a família e amigos na natureza
É comprovado cientificamente que o contato com a natureza traz benefícios à saúde física e mental. Além disso, ajuda a melhorar nosso relacionamento com o ambiente e com as pessoas. Porém, ocupar espaços verdes urbanos também ajuda com que eles sejam protegidos no futuro. Lugares sem uso são considerados sem utilidade e ficam a mercê da especulação imobiliária. Por isso, ocupá-los mostra sua importância e evita com que sejam usados para outros fins ou vendidos. Neste ano, resolva passar mais tempo com sua família e amigos em parques perto de você. Assim, você estará beneficiando a si mesmo e ao ambiente.