sábado, maio 18, 2024
NotíciasReciclagemSustentabilidade

Projeto transforma resíduos em instrumentos musicais na Espanha

Um projeto um tanto quanto inovador tem mudado a vida de inúmeras crianças e adolescentes espanholas ao mesmo tempo que ajuda o meio ambiente . Trata-se do “Música da Reciclagem“, uma iniciativa que transforma resíduos em instrumentos musicais e fornece aula de música a menores com risco de exclusão social.

Fundado há sete anos, o projeto foi inspirado na Orquesta de Instrumentos Reciclados de Cateura (Paraguai). Esta orquestra é formada por um grupo músicos de uma favela que tocam instrumentos fabricados com materiais encontrados em um depósito de lixo.

Dirigido pelo grupo ambientalista espanhol Ecoembes, o programa “Música da Reciclagem” tem uma orquestra sinfônica própria, assim como um luthier que constrói instrumentos musicais com tambores, latas, talheres, caixas de cereais, garfos ou moedas descartados.

Projeto transforma resíduos em instrumentos musicais
Instrumentos musicais feitos com resíduos. Fonte: Projeto Social Música da Reciclagem

Os instrumentos feitos com materiais reciclados são doados a jovens de baixa renda para estudarem música e se desenvolverem profissionalmente na área. Os estudantes tem aulas de música e participam da orquestra do próprio projeto chamada Ecoembes Recycling Music.

Dezenas de crianças e adolescentes carentes participam dessa orquestra. Eles já fizeram apresentações em cidades de toda a Espanha. Quatro deles, inclusive, receberam bolsas de estudos e estão estudando em escolas de música e conservatórios públicos.

Alguns do jovens disseram que o contato com a música, por meio do projeto, mudou completamente a vida deles. Luis Miguel Munoz, um dos alunos do projeto, falou que a Orquestra Ecoembes Recycling Music manteve-o no bom caminho. Segundo ele, a música o afastou da evasão escolar.

Apresentação da Orquestra Ecoembes Recycling Music. Fonte: Projeto Social Música da Reciclagem

Hoje, mais de 100 crianças tem aulas de música com membros da própria orquestra. Um dos objetivos do projeto é transformar parte dos alunos em professores para que mais pessoas sejam beneficiadas. Os jovens do projeto também participam de oficinas que ensinam a fabricar instrumentos com materiais reciclados.

Atualmente, as apresentações da orquestra Ecoembes Recycling Music e as oficinas de fabricação de instrumentos do projeto foram suspensas por conta da pandemia do Covid-19. Essas atividades devem ser retomadas assim que as condições sanitárias permitirem.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.