terça-feira, setembro 17, 2024
Agenda VerdeNotícias

São Paulo recebe primeira edição da Bienal do Lixo

A capital paulista está recendo, no Parque Villa-Lobos, a primeira edição Bienal do Lixo, um projeto cultural que usa a arte para estimular o diálogo sobre as relações do homem com o meio ambiente. Iniciado na semana passada, o evento reúne obras de arte feitas a partir de materiais descartados, intervenções artísticas, oficinas, mostra de cinema, palestras e painéis sobre o tema.

Organizada pelo Ministério do Turismo em parceria com agências culturais, a Bienal do lixo ocorre até o dia 05 de Junho. Nela, haverá seis cúpulas explorando o tema “lixo” e exposição de obras dos artistas Bordalo II, Ca Cau, Jota Azevedo, Carmem Seibert, Jorge Solyano, Rafael Zaca, Valter Nu, Leo Piló, Afonso Campos, Ubiratan Fernandes e Luê Andrade.

Obra de Jota Azevedo. Fonte: Bienal do Lixo

O evento terá oficinas artísticas e painéis com empresas e organizações mostrando suas ações, processos e modelos de negócio para reduzir o impacto ambiental. Na mostra de cinema, serão exibidos  filmes sobre arte, meio ambiente e sustentabilidade, e nos painéis de diálogos, serão abordados temas como logística reversa, economia circular, consumo consciente, educação ambiental, energias renováveis e gestão de resíduos.

Obra da Bienal do Lixo
Obra de Jorge Solyano. Fonte: Bienal do Lixo

Ao mesmo tempo, como parte da programação da Bienal, será realizada de 1º a 3 de junho, das 10h às 17h30, o 13º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, na biblioteca do parque Villa Lobos. Pela primeira vez em São Paulo, o encontro abrangerá discussões que abordam desde estudos acadêmicos até visões governamentais e empresariais sobre o tema.

Obra da Bienal do Lixo
Obra de Ubiratan Fernandes. Fonte: Bienal do Lixo

Segundo a diretora executiva da Bienal, Rita Reis, “a proposta do evento é promover novos olhares e abordagens sobre os desafios para a preservação ambiental por meio da arte e cultura, ampliando o diálogo com a sociedade e todos os setores”. “Acreditamos que a arte tem o poder de causar impacto nas pessoas e promover… mudanças de hábito que atingem diretamente o meio ambiente”, acrescenta. 

A Bienal do Lixo funciona das 10h às 18h, com todas as atividades abertas ao público gratuitamente, além de medidas de acessibilidade. Para ver a programação completa basta acessar o site do evento


Com informações da Agência Brasil