domingo, setembro 15, 2024
Sustentabilidade

Projeto lixo zero da Turquia evitou a emissão de milhões de toneladas de carbono

Desde o seu lançamento em 2017, o projeto lixo zero da Turquia evitou 3,9 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa e economizou bilhões de dólares para a economia.

Iniciado pelo Ministério do Meio Ambiente, Urbanização e Mudanças Climáticas com apoio da primeira-dama, Emine Erdogan, o projeto visa conter resíduos sob os princípios do desenvolvimento sustentável e reduzir a poluição.

Segundo dados do ministério, 347 milhões de árvores, 87 milhões de barris de petróleo e 650 milhões de toneladas de matéria-prima foram economizados graças ao projeto lixo zero.

Além disso, um total de 33,8 milhões de toneladas de resíduos, incluindo 20,4 milhões de toneladas de papel, 5,4 milhões de toneladas de plástico, 2,3 milhões de toneladas de vidro, 0,5 milhão de toneladas de metal e 5,2 milhões de toneladas de resíduos orgânicos, também foram reciclados.

Esse lixo reciclado trouxe 62,2 bilhões de liras turcas (US$ 3,48 bilhões) para a economia turca desde 2017.

Mais de 530 milhões de quilowatts-hora de energia – cerca de um ano inteiro de uso de energia de quase 200.000 famílias – e 572 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a um ano de uso de água de 2 milhões de residências, também foram economizados, segundo os números.

Sob os esforços do projeto para aumentar a conscientização em todo o país, até o momento, cerca de 16 milhões de cidadãos foram educados sobre as metas e os benefícios do desperdício zero.


Com informações da AA